Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/13 às 19h05 - Atualizado em 23/04/13 às 19h11

Abertura da WTM Latin América comprova crescimento do turismo no Brasil

COMPARTILHAR

Importante feira de turismo acontece pela primeira vez na América Latina

Começou nesta terça-feira (23) uma das maiores feiras internacionais do segmento turístico. Pela primeira vez a World Travel Market (WTM), que tradicionalmente é realizada em Londres, na Inglaterra, ganha sua versão latino-americana e acontece no Brasil até o dia

25 de abril

. O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, participou da solenidade de abertura que reuniu autoridades e grandes empresários do setor.

A WTM Latin America deve reunir milhares de operadores, agentes e expositores durante os três dias de evento que acontecerão no Transamérica Expo Center. Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, ser escolhido para sediar a versão latino-americana é um reconhecimento do turismo no Brasil. “Chegamos a 5 bilhões 670 mil turistas, um crescimento de 4.5%. Podemos dizer que foi um bom crescimento mas ainda podemos crescer mais. Tivemos também um aumento de 8.4% de crescimento do faturamento das operadoras brasileiras. Isso mostra que temos que acreditar que estamos diante de um setor que poderá crescer muito com a participação de todos. É esse o nosso chamamento. Que as pessoas percebam o quanto é importante esse segmento”, disse Vieira.

A diretora de Destinos do Escritório Nacional do Turismo Alemão (German National Tourist Board – GNTB), Constanze Hilgers, destacou durante abertura do evento o bom momento turístico do Brasil e concordou com a visão do ministro sobre o crescimento do turismo no país.” O conselho nacional de turismo alemão tem prazer de ser um dos maiores parceiros desse evento marcante. O Brasil é um mercado internacional muito importante para nós. Estamos muito otimistas que o mercado brasileiro vai crescer constantemente”, afirmou.

O diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, também destacou o crescimento da atividade no Brasil, reconhecendo o pontêncial do país mesmo com as crises econômicas que o mundo tem sofrido. “Temos visto o potencial e o último ano foi politicamente marcante para o turismo. Tivemos no México a incorporação do G20, depois no Brasil a inclusão do turismo no documento final da Rio+20, para objeto de atenção e prioridade. O turismo no Brasil foi reconhecido e colocado num patamar superior. E teve também a superação da marca de 1 bilhão de chegadas internacionais no mundo”, comentou.

Brasília na WTM

Cada dia mais evidente como destino turístico a capital do Brasil está com um estande de 80 metros quadrados no Transamérica Expocenter organizado pela secretaria de Turismo. Ressaltando as diversas possibilidades de roteiros turísticos na capital federal, o espaço traz fotos dos principais atrativos.

Livros com a apresentação da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade e destino ideal para realização de eventos também estão sendo entregues ao público especializado. Empresários do receptivo de Brasília também ganharam espaço no estande para poderem fechar negócios com os operadores e agentes que participam da feira.