Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/05/13 às 19h13 - Atualizado em 22/05/13 às 19h46

Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país

COMPARTILHAR

Dados do IBGE apontam mais de 12 milhões de passageiros no terminal em 2010. 

A localização central no mapa brasileiro, as atividades políticas e a quantidade de voos que passam por Brasília diariamente fazem do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek o terceiro mais movimentado do país, de acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE) nesta terça-feira (21).

“É um número importante do ponto de vista prático e auxilia na divulgação da cidade enquanto destino turístico, seja para lazer ou negócios. Dados como esse fazem toda a diferença, por exemplo, na captação de eventos que geram bilhões para a economia local”, disse o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

A pesquisa tem como base o ano de 2010, quando 12,3 milhões de pessoas e 81,2 mil toneladas de cargas chegaram à cidade pelo terminal. As maiores demandas forma registradas em voos com ligações para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, respectivamente.

Por conta das variadas opções de destinos com conexões ou voos diretos a partir de Brasília, a cidade também se destacou por oferecer pouco tempo de deslocamento no espaço aéreo brasileiro. Em média, o passageiro gasta duas horas em trânsito para chegar a outro ponto do país.

Apesar de bastante expressiva, a Capital Federal deve se sair ainda melhor nas próximas pesquisas. Segundo informações do consórcio Inframerica o número de passageiros que utilizou o Aeroporto de Brasília em 2012 foi de quase 16 milhões, com 188,5 mil pousos e decolagens. A Média de movimento diário foi de 43,3 mil passageiros, 30,4% embarques, 27,1% desembarques e 42,5% de conexão.

Até o fim do contrato com a Infraero, o consórcio pretende investir R$ 2,85 bilhões na ampliação do Aeroporto. Do montante, R$ 900 mil serão aplicados com vistas à Copa do Mundo. Com o total do investimento, a capacidade do Aeroporto de Brasília deve passar dos atuais 16 milhões de passageiros por ano para 41 milhões na fase final em 2037.