Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/20 às 11h13 - Atualizado em 17/02/20 às 11h13

Aeroporto de Brasília se mantém como o melhor do país na categoria grandes capacidades

COMPARTILHAR

Pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil considera 20 aeroportos nacionais

 

Espaço Kids da sala vip doméstica.Fotos Felipe Menezes/Divulgação Inframérica

 

No último trimestre de 2019, o Aeroporto de Brasília foi, novamente, considerado o melhor do Brasil na categoria dos que recebem mais de 15 milhões de pessoas ao ano. O levantamento é da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), realizado nos 20 principais aeroportos nacionais, que recebem 87% dos passageiros de todo o país. Foram entrevistadas quase 25 mil pessoas em trânsito doméstico e internacional.

 

Para Rogério Coimbra, diretor de Assuntos Corporativos da Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, o trabalho é contínuo para manter a satisfação dos passageiros e o 1º lugar. “Sempre digo que a pesquisa é um termômetro. Ela nos diz o que melhorou e o que piorou no terminal e isso é ótimo. Só assim conseguimos buscar melhores soluções para o dia a dia das operações”.

 

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, avalia o resultado como uma excelente forma de manter a capital federal como um grande destino turístico. “Nosso aeroporto é um dos melhores do Brasil, tem voos para todas as capitais nacionais e está ampliando cada vez mais o número de rotas internacionais diretas. Além disso, é o maior hub doméstico do País e também reconhecido pela sua pontualidade. Todo esse conjunto de qualidades acrescenta muito para o turismo da nossa cidade e torna Brasília um dos melhores destinos para negócios e também para passeio”.

 

Em 2019, o Aeroporto de Brasília foi premiado como o melhor do Brasil. O título foi dado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após pesquisa realizada com mais de 80 mil passageiros ao longo de 2018, que levou em conta fatores como eficiência durante o check-in, conforto e restituição de bagagem, entre outros. De acordo com a pesquisa, entre os destaques positivos feitos pelos passageiros estão a cordialidade e prestatividade dos funcionários, além do tempo de fila na emigração. Brasília também tem o terminal com a melhor Sala VIP da América Latina, segundo ranking da Priority Pass.

 

Panorama Nacional

 

Em relação aos 20 aeroportos pesquisados, 94% foram receberam avaliação de “bons” ou “muito bons”. No levantamento, 37 indicadores são questionados, divididos nos grupos infraestrutura aeroportuária; facilidades ao passageiro; órgãos públicos; companhias aéreas; e transporte público.