Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/13 às 18h42 - Atualizado em 27/03/13 às 19h42

Brasília celebra os 53 anos de Renato Russo

COMPARTILHAR

Cantor e compositor abriu espaço para bandas locais no cenário nacional e internacional. 

Neste dia 27 de março, a Capital Federal comemora o nascimento do cantor que revolucionou o cenário musical do país e proporcionou visibilidade inédita para a cidade, tornando-a a capital do rock'n roll brasileiro. É nesta data que Renato Russo completaria 53 anos, dos quais 35 foram dedicados à música. As composições destacam pontos da rotina do artista pelas ruas de Brasília, fazendo de seu legado um grande diário do estilo brasiliense.

Renato Manfredini Júnior despontou para a musicalidade nos anos 70, com a criação da banda Aborto Elétrico. Com um estilo ainda alternativo, o grupo fazia parte da Turma da Colina, movimento do Planalto Central criado durante o período. O auge da carreira do artista veio com a formação do Legião Urbana, na década de 80, onde permaneceu até a sua morte, em 1996. Canções como Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo e tantas outras apresentaram para o mundo pontos que são referência de Brasília.

Os detalhes da vida do cantor e compositor serão revelados no filme Somos Tão Jovens, com estreia prevista para o dia 3 de maio deste ano. O longa é estrelado pelo ator Thiago Mendonça e mostra a vida do artista desde a adolescência até o primeiro show do Legião, no Rio de Janeiro, em 1982. As filmagens aconteceram em Brasília e no Polo Cinematográfico de Paulínia, interior de São Paulo.

Para amenizar a curiosidade dos fãs, a produção do filme divulgou, nesta terça-feira (26), o pôster da obra. Também foi anunciado que as canções exibidas na telona reproduzirão exatamente o registro ao vivo de shows do grupo.

Nesta mesma linha, e como forma de homenagear o mestre do rock brasiliense, o Governo do Distrito Federal prepara uma apresentação inédita do cantor, por meio da tecnologia de hologramas. Com a participação de artistas renomados, o show será a estreia do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha como arena multiuso, no dia 29 de junho. A produção do evento conta com o apoio de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo.