Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/13 às 18h49 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Brasília é o quinto destino nacional mais procurado

COMPARTILHAR

Lazer e negócios estão entre as principais motivações das viagens

A Capital Federal está mais uma vez cotada entre os destinos mais procurados entre os brasileiros que viajam pelo país. Dados do Ministério do Turismo apontam que Brasília é a quinta cidade mais visitada em âmbito nacional, ultrapassando até mesmo destinos do litoral.

 A pesquisa tem como base números coletados em 2011 junto a 39 mil famílias brasileiras, nas 27 unidades da federação e em mais de 100 municípios. Entre as principais motivações estão o lazer e negócios. Ao todo, foram realizadas mais de 58 mil viagens no território nacional no ano base, cerca de 18% a mais que a pesquisa anterior, de 2004.

O estudo é feito desde 1998. Brasília sempre esteve entre os sete principais destinos brasileiros, contribuindo para a elevação dos índices econômicos de toda a região. O gasto médio das viagens locais ultrapassa R$ 1 mil. No Centro-Oeste, representa 4,6% do PIB, acima da média nacional.

Perspectivas de crescimento

Nesta quarta-feira (6), o Ministério do Turismo divulgou nova perspectiva de aumento no número de viagens nacionais. O documento, chamado Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, levou em consideração as respostas de dois mil residentes de sete capitais, que pretendem viajar até junho deste ano. No universo dos que pretendem viajar, 68,7% apontaram como destino cidades brasileiras.