Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/13 às 16h41 - Atualizado em 5/12/13 às 16h48

Brasília é tema de apresentação em evento da FIFA

COMPARTILHAR

Governo do Distrito Federal apresentou a jornalistas de todo o mundo as atrações e os preparativos da cidade para a Copa do Mundo da FIFA™

Costa do Sauípe (BA), 4 de dezembro de 2013 – Brasília teve lugar privilegiado hoje na programação do Centro de Mídia da FIFA na Costa do Sauípe (BA), local em que será realizado o sorteio das chaves da Copa do Mundo da FIFA™, no dia 6. Uma apresentação do GDF sobre a capital federal levou a centenas de jornalistas do Brasil e do mundo informações sobre diferentes aspectos da cidade, como urbanização, turismo e legados para o mundial.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi o destaque da apresentação, acompanhada por cerca de 250 profissionais de imprensa. Jornalistas de todos os continentes foram informados sobre a localização privilegiada da arena, erguida no centro da cidade e a cerca de 1km do setor hoteleiro, e a facilidade de o turista na capital aproveitar o mundial a pé.

Também foi ressaltado o sucesso de público no estádio desde a inauguração da arena, em maio de 2013. Mais de 600 mil pessoas frequentaram a arena desde então, o dobro de espectadores registrados no antigo Mané Garrincha, em 36 anos. Foi lembrada, ainda, a superação do desafio de o estádio sediar a abertura da Copa das Confederações, em junho deste ano.

Media Day – A apresentação integrou o Media Day, dia dedicado à imprensa vinda à Bahia de todas as partes do Brasil e do mundo. Os jornalistas foram informados, ainda, sobre os 37 voos internacionais diretos que partem semanalmente de Brasília e do projeto Hospedagem Alternativa, que já cadastra moradores de todo o DF para receber turistas durante o mundial.

Outro tema apresentado foi o roteiro turístico da cidade, que vai muito além das atrações do Eixo Monumental. O evento destacou que Brasília não é apenas uma capital administrativa e que, hoje, conta com um intenso roteiro ecoturístico e de aventura facilmente acessíveis no DF e Entorno.

A divulgação de Brasília foi encerrada com um convite aos jornalistas estrangeiros para que prestigiem a agenda esportiva internacional que se consolida a cada ano na capital. Além da recém-encerrada Gymnasiade e do Torneio Internacional de Futebol Feminino, na próxima semana, Brasília sediará, em 2014, o Grand Prix de MotoGP, competições de futebol e modalidades náuticas das Olimpíadas do Rio, em 2016, e as Universiades, em 2019. A representante do GDF no evento foi a coordenadora-chefe de Comunicação para a Copa, Samanta Sallum.

Elogios – O estádio Mané Garrincha também foi alvo de elogios em coletiva à imprensa realizada ontem, na Costa do Sauípe. Ao lado do presidente da FIFA, Joseph Blatter, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reafirmou o ótimo desempenho da arena desde sua inauguração. “Em poucos meses de operação, o público do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi muito superior ao das quatro décadas de existência do estádio anterior”.

O antigo Mané Garrincha recebeu, em 36 anos de história, um público total de 340 mil pessoas, 260 mil a menos do que o público da nova arena em seus primeiros meses de operação.

*Da Comcopa