Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/10/13 às 17h59 - Atualizado em 14/10/13 às 21h06

Brasília ganhará mais um museu

COMPARTILHAR

Banco do Brasil comemorou 205 anos lançando oficialmente o projeto “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania”

No dia 12 de outubro os brasileiros comemoraram os 205 anos de uma das mais tradicionais instituições do país, o Banco do Brasil. Como parte das celebrações foi lançado oficialmente, na última sexta-feira (11), o projeto “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania” que será instalado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e terá área de 12 mil metros quadrados.

Na cerimônia de lançamento do novo museu, que vai receber obras de artistas como Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Debret e Francisco Brennand, estavam presentes a alta cúpula do Banco, o ministro-interino da Cultura, Marcelo Pedroso, o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, dentre outras autoridades.

“É importante preservar e contar a história desse banco que se confunde com a história do país. Para nós de Brasília é um orgulho abrigar importante acervo que com certeza atrairá muitos visitantes para o CCBB”, disse Neves.

Ao todo serão investidos R$ 3,5 milhões para projetos e obras físicas de infraestrutura no edifício Tancredo Neves. O projeto também prevê investimento na curadoria e montagem de uma exposição permanente avaliado em cerca de R$ 5,5 milhões.

O novo museu deverá ser dividido em três módulos: História, Cultura e Cidadania, e Inovação. Eles reunião acervos nas áreas de numismática, artes visuais, documentação, mobiliário e equipamentos, além de ícones de projetos sociais da Fundação Banco do Brasil.

O módulo sobre cultura e cidadania, por exemplo, trará fatos importantes do universo esportivo e cultural, além dos grandes movimentos sociais que ajudaram a contar a história brasileira. Haverá também, no módulo Inovação, espaços interativos para que o público experimente novos conceitos e tecnologias relacionadas à indústria bancária.

A entrega da primeira etapa do “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania” está prevista para o próximo aniversário de Brasília, dia 21 de abril do ano que vem. A segunda etapa deverá ser entregue em outubro de 2014, quando os Centros Culturais Banco do Brasil completarão 25 anos.