2/10/13 às 19h26 - Atualizado em 2/10/13 às 20h07

Brasília na rota dos eventos de Tecnologia da Informação

Capital recebe concomitantemente maior evento de Plone do mundo e o maior evento de Python do Brasil

De 2 a 4 de outubro, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães se transforma em uma grande arena de debates sobre as novas tecnologias da informação. O espaço recebe ao mesmo tempo a Plone Conference 2013 e a 9ª edição do PythonBrasil, organizadas pela comunidade PloneGov-BR com apoio da Associação Python Brasil e da Plone Foundation. Durante os 3 dias, os dois eventos realizarão 150 palestras e reunirão mais de 30 palestrantes internacionais.

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luís Otávio Neves, foi homenageado na abertura do evento e recebeu uma placa em agradecimento aos esforços da Setur-DF para trazer o Plone para a capital do país. “Com a ajuda da secretaria vamos conseguir fazer um evento fantástico, o maior Plone já feito e o maior Python do país”, disse Osvaldo Santana, presidente da associação Python Brasil.

Neves agradeceu a homenagem e explicou aos participantes a importância para o turismo de Brasília receber dois dos maiores eventos de TI da atualidade. “Desde que me foi apresentado vi a importância que um evento como esse tem para o mundo e para Brasília. O que será discutido aqui será muito importante para o desenvolvimento tecnológico. Brasília é uma cidade moderna e merecia receber o Plone. Além disso, ele esta de acordo com os objetivos do governador Agnelo de trazer para a cidade grandes e bons eventos”, explicou.

O Plone é um dos CMSs mais utilizados hoje para criar os portais do governo brasileiro, já o Python é uma das linguagens de programação mais versáteis, completas e que mais crescem no mundo. A programação completa pode ser conferida no site.

Além do secretário de Turismo, a abertura dos eventos contou com a participação do chefe da divisão da sociedade da informação do Itamaraty, Mallmann Junior; do diretor-geral da ESAF, Alexandre Motta; do diretor de internet da Secom-PR, Maurício Bichara; do assessor do diretor presidente do Serpro, Corinto Meffe; do chefe de núcleo da coordenadoria de articulação e participação social da segov-df, André Brito, e do chefe do serviço de pesquisa e desenvolvimento, João Henrique Gouveia.

Divulgação de Brasília

A Secretaria de Turismo do DF está aproveitando a grande movimentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para divulgar o destino Brasília, seus atrativos e artesanatos. Convidados pela subsecretaria de diversificação e estruturação da oferta turística os artesão ganharam estandes para comercializar produtos que ressaltem características típicas de Brasília.