22/02/13 às 18h34 - Atualizado em 22/02/13 às 19h03

Brasília ocupa o terceiro lugar em número de voluntários para a Copa

Ministério do Esporte divulga vídeo de agradecimento aos 40 mil inscritos no programa

Mais de 40 mil pessoas se mostraram dispostas a colaborar com a recepção dos turistas e a organização do grande espetáculo esportivo que será a Copa das Confederações. Este é o balanço divulgado a partir dos dados de inscrição no programa Brasil Voluntário, lançado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) com o apoio do Governo Federal no país. Da seis cidades-sedes, Brasília foi a terceira colocada em número de participantes.

Ao todo, foram 40.065 inscrições, de pessoas entre 18 e 85 anos, originadas de mais de 30 países. Na Capital Federal, foram 3.707 cadastros. Para agradecer à procura, o Ministério do Esporte lançou um vídeo institucional, que apresenta a importância do papel da população no sucesso do evento.

O próximo passo será selecionar, entre os inscritos, sete mil voluntários para atuar nas seis cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Outras 4.900 pessoas vão participar da abertura e encerramento da competição em Brasília e no Rio de Janeiro.

As inscrições para o Brasil Voluntário foram encerradas no sábado (16.02). Os candidatos devem ficar atentos aos prazos. O resultado da seleção começou a ser comunicado por e-mail e pela rede social Brasil Voluntário no dia 20 de fevereiro. Os selecionados terão o período de 1º a 31 de março para fazer a formação à distância, em uma plataforma online.

A formação presencial acontece de 20 de abril a 11 de maio nas cidades em que o inscrito optou por atuar como voluntário. Nessa fase, os sete mil voluntários serão selecionados nas seis cidades-sede da Copa das Confederações.

Quem não se inscreveu ainda poderá tentar uma vaga para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O cadastro para o torneio reabre após a Copa das Confederações. Mais de 50 mil voluntários serão selecionados para as doze cidades-sede em 2014.