Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/10/13 às 19h00 - Atualizado em 15/10/13 às 19h46

Brasília participa pela primeira vez da Imex América

COMPARTILHAR

Secretaria de Turismo do Distrito Federal apresenta o destino na 3ª Edição da maior feira internacional de Congressos e Eventos

A partir desta terça-feira (15) até o próximo dia 17 de outubro o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, e a subsecretária de fomento e eventos estratégicos, Flávia Malkine Araújo, participam da 3ª edição da IMEX America, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A feira internacional do segmento de Reuniões, Incentivo, Congressos e Eventos – MICE (Meetings, Incentives, Congress & Events) é organizada com o objetivo de promover atividades voltadas ao fomento desse setor.

“Pela primeira vez participamos dessa importante feira, seguindo o objetivo desse governo de inserir Brasília na rota dos grandes eventos e colocar o turismo como uma importante atividade econômica na região. Atualmente somos o terceiro destino brasileiro mais procurado para eventos internacionais, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o que prova o grande potencial que temos para explorar essa atividade e movimentar a economia do Distrito Federal”, disse Neves.

Mais de 50 buyers, como são conhecidos os empresários que “compram” o destino, de diferentes países já agendaram para conversar com os representantes de Brasília e conhecer as potencialidades do destino. A Imex América possui um programa de reuniões pré-agendadas, que garante ao expositor a oportunidade de apresentar seus produtos, realizar networking e realizar uma agenda com compradores de alto nível.

A organização do evento espera contar com a presença de cerca de 2.400 expositores de todo o mundo e, dos compradores internacionais, promete ter a maior quantidade do mercado norte-americano – cerca de 2.500 de diversas regiões dos Estados Unidos.

O turismo de eventos em Brasília

Um estudo do Ministério do Turismo apontou que 54.511 mil pessoas de outros países chegam à Brasília motivadas por negócios, eventos ou convenções, representando 48,8% do total de visitantes internacionais do Distrito Federal.

A pesquisa mostrou também que, em 2012, foram gastos US$ 41 milhões somente por turistas de negócios e eventos em Brasília. O cálculo é baseado em uma média do Mtur que revela que o turista de negócios e eventos gasta, em média, US$ 126,4 por dia no país, onde permanece por cerca de oito dias, dos quais seis são aproveitados na cidade que receberá o encontro.