6/11/13 às 17h14 - Atualizado em 6/11/13 às 19h42

Capital de todos os brasileiros é anfitriã do 6º Salão Internacional do Artesanato

De hoje até domingo, mais de 1,5 mil expositores nacionais e internacionais expõe os trabalhos no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade

Nesta quarta-feira (6), começou em Brasília, o 6º Salão Internacional do Artesanato que se estende até o domingo (10). Com expositores de 24 estados brasileiros e representantes de oito países divididos pelos 51 mil m², no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade.

Em meio a 1,5 mil expositores nacionais e internacionais figura a artesã brasiliense, Isanilde Souza da Associação de Mulheres e Homens Artesãos do Itapuã. Com o apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, ela divulga o seu trabalho do crochê até bolsas. Dentre as quais algumas com motivos inspirados nos monumentos da Capital Federal, tais como a Catedral Metropolitana, o Palácio do Planalto, o Congresso. “Eu só artesã há 40 anos, aprendi aos sete com a vizinha da minha mãe. O espaço cedido pelo Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Turismo para expor o meu trabalho é o reconhecimento do valor do artesanato, que sempre foi importante na minha vida “, disse.

“Desde o início da gestão em 2011, nos eventos que a Secretaria de Turismo participa para divulgar o destino Brasília, seja em outros estados, seja em feiras internacionais,destinamos espaço para divulgar o trabalho e a arte dos artesãos de Brasília”, o secretário de Turismo do Distrito Federal em exercício, Geraldo Bentes. Em setembro deste ano, durante a 41ª Feira das Américas – Abav 2013, em São Paulo, o titular da pasta de Turismo, Luis Otávio Neves presenteou o ministro do Turismo, Gastão Neves com peça de artesão brasiliense.

Na ocasião, Neves expressou o empenho na comercialização do artesanato. “Sempre que possível levamos o trabalho desses profissionais para as feiras que participamos, mas dessa vez eles puderam participar e ainda divulgar seus produtos.”

O estado homenageado este ano é Pernambuco, que apresenta o artesanato de Mestre Josa, as esculturas em madeira de Marcos de Sertânia, as rendas de Valdilene Bezerra, e as cerâmicas de Ademilson Rodrigues e Noêmia. Para a presidente da Associação Arte Candanga, Maria Aparecida Brandão, que produz frutas, flores e bichinhos de tecido, o evento propicia uma troca de informações e de experiências.“Tem 15 anos que sou artesã, e a importância desse evento ocorrer em Brasília é a posição estratégica que facilita o acesso dos colegas de outros estados a virem e apresentarem seu trabalho”, disse.

Com designer inovador, o Brasília Conceito apresenta acessórios de decoração, canecas, e produtos assinados pelo designer Rafaello. De acordo com uma das representantes da marca, Helena Montiani, “o turista ou brasiliense vai encontrar um produto com designer tão inovador quanto a cidade”, disse. Consulte a programação do evento.

Data: 6 a 10 de novembro de 2013

Local: Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade

Horário: 11h às 23h

Ingressos: das 11h às 16h, entrada franca; após as 16h, ingressos a R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira)