Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/06/13 às 16h40 - Atualizado em 25/06/13 às 17h04

Cartilha dá dicas para planejar viagens

COMPARTILHAR

Manual do MTur promove a importância de profissionais cadastrados

Os brasileiros estão mais dispostos a viajar, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas. Para auxiliar nos procedimentos de organização do trajeto, o MTur organizou algumas dicas de cuidados necessários na hora de partir para as férias.

A iniciativa é uma maneira de resgatar a divulgação do manual “Viaje Legal”, documento que dá dicas de planejamento desde a contratação de serviços até os cuidados com a saúde. A cartilha, cuja última edição foi atualizada em 2011, preza pela preferência na escolha por fornecedores e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur.

Com a proximidade das férias escolares, o manual é um importante instrumento de apoio antes, durante e depois da viagem, garantindo a tranquilidade do momento familiar. Nele, estão listados, por exemplo, telefones úteis e as normas que devem ser observadas para a garantia dos serviços prestados em conformidade com o direito do consumidor.

O material está disponível para consulta e impressão no site do Ministério do Turismo. Para informações adicionais, os interessados põem ainda acessar o endereço www.viajelegal.turismo.gov.br.

Pesquisa

De acordo com a “Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem”, 29,3% dos brasileiros desejam viajar nos próximos seis meses. A maior parte dos entrevistados que pretende viajar (69,2%) está declinado a escolher destinos nacionais, enquanto que uma parcela pequena (29%) planeja viajar para o exterior. A maioria dos entrevistados (53,8%) pretende se hospedar em hotéis e pousadas e o meio de transporte mais usado é o avião (61%), seguido do automóvel (22,7%), e do ônibus (14,3%).

O estudo é elaborado com base em dados de uma pesquisa ampla, denominada Sondagem de Expectativas do Consumidor, da FGV. Trata-se de uma amostra de mais de dois mil domicílios de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.