Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/11/19 às 17h32 - Atualizado em 29/11/19 às 14h35

Casa de Chá se transforma na Casa do Quebra-Nozes

COMPARTILHAR

A partir deste sábado (30), a Praça dos Três Poderes vai receber apresentações de corais e balé no projeto “Natal na Praça”

 

Fotos Luís Tajes/Setur-DF

 

O Natal de Brasília será encantador e vai transformar o coração da Esplanada dos Ministérios em um grande palco para corais e apresentações de balé. A partir deste sábado (30), uma decoração e iluminação especiais vão criar o clima natalino e transformarão a Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, na Casa do Quebra-Nozes no projeto “Natal na Praça”. Para compor a programação de fim de ano, corais tradicionais da cidade vão se apresentar e o bailarinos irão interpretar “O Quebra-Nozes”, do compositor russo Piotr ILitch Tchaikovsky. As apresentações serão realizadas até o dia 22 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30.

 

“O nosso Natal vai ser espetacular, vamos proporcionar aos brasilienses e turistas um verdadeiro espetáculo natalino. A Casa de Chá vai se transformar em um local lúdico e acolhedor para receber os corais e as apresentações de balé. E a Fecomércio, apoiado pelo GDF, vai promover uma iluminação que transformará a Torre de TV de Brasília na maior árvore de natal do Brasil. Vamos oferecer a brasilienses e turistas uma experiência única e gratuita”, ressalta Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

 

Corais tradicionais da cidade interpretarão repertórios contendo canções natalinas e sacras. A Serenata de Natal da UnB irá abrir a programação com 140 vozes no dia 30, seguida pelo Coral Madrigal da UnB no dia 1º. Na semana seguinte, o Coral Adventista de Brasília subirá ao palco no sábado (7), e no domingo (8) o Coral do Senado. No próximo fim de semana, será a vez do Conjunto “Mais que Palavras”, da Presbiteriana Nacional no dia 14, e do Coral Infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco (15). Para encerrar a rica programação, o Coral “Coro Encena” (21) e os Corais Mokiti Okada de Brasília – Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (22).

 

Após as apresentações dos corais, o Grupo Bailarinos de Brasília irá interpretar trechos do clássico balé “O Quebra-Nozes”. As renomadas Ielda Anneliese e Norma Lília Biavatti assinam a coreografia e as diretoras artísticas do Grupo são as professoras e bailarinas Tereza Maria Braga e Paula Nóbrega.

 

No dia 14, a programação ainda vai contar com a passagem da Caravana de Natal da Coca-Cola, com a presença do Papai Noel, urso polares e músicas natalinas.

 

Sempre Monumental

Os brasilienses e visitantes também vão poder vivenciar o Natal Sempre Monumental, idealizado pela Fecomércio e apoiado pelo Governo do Distrito Federal. O lançamento será no dia 7 de dezembro em um palco montado em frente à fonte da Torre de TV. Um grande palco com cenografia natalina abrigará a Filarmônica de Brasília, com 80 integrantes, um coral e um clown para entreter e costurar toda a cerimônia de lançamento. Ao final, show pirotécnico de três minutos.

 

Todas as noites haverá uma iluminação que transformará a Torre de TV de Brasília na maior árvore de natal do Brasil, oferecendo um espetáculo inesquecível aos visitantes. Haverá também uma Vila do Noel, composta por cenografias natalinas, com um ar mágico, além de muita gastronomia e produtos artesanais. O Serviço Social do Comércio (Sesc) também entrará em cena com muitas atrações artísticas para encantar a todos.

 

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que o projeto está sendo idealizado há cerca de três anos. “Esse é um trabalho desenvolvido pelo setor produtivo para Brasília”, diz Francisco Maia. “E o nosso maior presente é poder proporcionar esse espetáculo justamente quando a capital da República está prestes a completar 60 anos de existência. Mostrando assim, a magnitude que a nossa cidade, o nosso povo, e a nossa história representam”, completa.

 

Serviço:

Natal na Praça

Onde: Praça dos Três Poderes

Quando: De 30 de novembro a 22 de dezembro. Sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30

Entrada gratuita

 

30/11 – Serenata de Natal da UnB (140 vozes)
01/12 – Coro Madrigal da UnB (20 vozes)
07/12 – Coral Adventista de Brasília (40 vozes)
08/12 – Coral do Senado (35 vozes)
14/12 – Conjunto Mais que Palavras, da Presbiteriana Nacional (40 vozes)
15/12 – Coral Infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco (26 vozes)
21/12 – Coral Coro Encena (14 vozes)
22/12 – Corais Mokiti Okada de Brasília – Infanto Juvenil, Adulto e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (60 vozes)