Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/20 às 17h29 - Atualizado em 6/10/20 às 17h34

Catedral Rainha da Paz é regularizada

COMPARTILHAR

 

Terreno da Terracap foi doado à União para uso do Ordinariado Militar do Brasil. Ação reforça vocação de Brasília para o turismo religioso

 

Em frente ao altar em que foi celebrada missa pelo Papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil, em 1991, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou a escritura pública que oficializa a regularização do terreno da Catedral Militar Rainha da Paz. A entrega do documento, realizada nesta terça-feira (06), sela o marco de mais de 100 escrituras conferidas a templos religiosos pelo programa Igreja Legal, lançado em agosto de 2019.

A expectativa, de acordo com o governador Ibaneis Rocha, é conceder mais de 200 escrituras a esses templos até o fim do ano. “Esse trabalho importa para as igrejas e principalmente para os fiéis, que têm a certeza de que vão continuar no local de forma legal”, destacou. O chefe do executivo no DF anunciou ainda a ampliação do estacionamento da Catedral, antiga demanda dos fieis, e o lançamento do concurso para construção do Museu da Bíblia.

 

Segundo o governador, ações como essas também reforçam a vocação de Brasília para o turismo religioso. “O Distrito Federal tem que se tornar um pólo de visita para as pessoas que buscam a área religiosa. Brasília é uma cidade belíssima, a céu aberto, com catedrais maravilhosas”, avaliou.

Nesse sentido, a Secretaria de Turismo do DF vem trabalhando incansavelmente para mapear e delinear rotas turísticas atrativas. “Inspirados na fé que permeia essa cidade ecumênica que é Brasília, criamos um roteiro que abraça e reflete a diversidade religiosa que existe na Capital Federal, a Rota da Paz”, explicou a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. Nesse percurso, os visitantes e a população da cidade podem conhecer melhor os templos e monumentos de fé.

Regularização – O terreno da Catedral Rainha da Paz, pertencente ao patrimônio imobiliário da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), foi doado à União a pedido da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), para uso do Ministério da Defesa, por meio do Ordinariado Militar do Brasil. A estrutura do local foi projetada por Oscar Niemeyer exclusivamente para receber a visita do Papa João Paulo II. A edificação tem um formato triangular que lembra uma tenda militar de campanha.