29/10/13 às 18h39 - Atualizado em 29/10/13 às 19h28

Cerca de 100 guias recebem carteira funcional nesta terça-feira (29)

Durante Seminário de Sensibilização, Secretaria de Turismo entrega documentos que efetivam os trabalhadores no sistema de cadastro do Ministério do Turismo

“Nós devemos estar preparados para receber os turistas, principalmente na Copa do Mundo de 2014. Agradeço aos guias de turismo pela confiança e crença em Brasília, cidade com grande potencial turístico e também por acreditarem nesta profissão tão importante para o desenvolvimento econômico”, com essas palavras o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves abriu a cerimônia de entrega de carteirinhas a 140 guias de Turismo, nesta terça-feira (29).

O evento promovido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), que ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, está inserido dentro da programação do Seminário de Sensibilização do Prestador de Serviços Turísticos.

Para a subsecretária de Diversificação Turística, Meyre France, “é fundamental os guias estarem bem informados sobre a legislação, como por exemplo, a Lei que regulamenta a profissão de guia, nº 8623/1993, o decreto que versa sobre a área de atuação do profissional, nº 946/2013 e as portarias tais como a nº197 de 2013, que ampliou de dois para cinco anos a validade das carteirinhas.”

O coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão Neto, apresentou o painel sobre a importância do cadastramento, como a divulgação do cadastro serviços do guia por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br e as orientações sobre a nova legislação. “Estamos trabalhando em um novo sistema – o cadastur, que vai agilizar o cadastro e a confecção das carteirinhas”, apontou.

“Os guias são os embaixadores de Brasília para quem visita a nossa cidade. Eles são parte do processo fundamental para que as empresas de turismo receptivo prestem um serviço de qualidade”, reforçou a presidente da Associação Brasiliense de Receptivo (Abare), Beatriz Borges.

Em nome dos trabalhadores, a presidente do sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal, Maria José em sua saudação agradeceu o diálogo aberto com a Setur-DF. “A Secretaria nos abriu as portas, agora o trabalho é nosso. Esse momento é muito importante para nós”, apontou.

Cadastur

O coordenador do Ministério do Turismo realizou apresentação sobre as novas regras da portaria nº 197 de 2013. “Não há grandes limitações para o cadastro do microempreendedor individual, o aumento do prazo para a validade das carteiras dos guias e também a possibilidade de envio eletrônico de documentos, estão entre as mudanças”, apontou.

Já a subsecretária de Políticas de Turismo, Ariadne Bittencourt frisou a relação entre a Copa do Mundo e o cadastro no site do Ministério. “Os estrangeiros que vem a capital buscam segurança na contratação de serviços. Esse mecanismo é bom para quem está atrás de contratar o serviço, como para o trabalhador que tem um meio de divulgar o seu trabalho”, afirmou.

Segundo estimativa do Ministério do Turismo, 600 mil turistas chegarão a Brasília na Copa do Mundo de 2014, sendo 200 mil oriundos de outros países e 400 mil dos estados brasileiros. “Precisamos estar preparados e corresponder à altura. O Mundial será nossa janela para o exterior em proporções inéditas. É uma chance única de mostrar que somos um ótimo destino turístico”, afirmou Neves.

Este ano, o Ministério do Turismo entregou 7.982 carteiras de guias de turismo. Com as novas regras da Portaria 197 de julho de 2013, que aumentou o prazo de renovação de cadastro de guias de turismo de dois para cinco anos, a quantidade de inscritos no sistema chega a 800 profissionais por mês em todo o País.

No Distrito Federal, o acréscimo foi observado em todas as áreas pertinentes ao Turismo. De agosto para setembro, a quantidade de empresas e profissionais cadastrados cresceu em 125,6%.

Documentos necessários

Os documentos necessários para o guia de turismo requisitar a carteirinha são: carteira de identidade (original e cópia), certificado de conclusão de curso técnico de formação profissional de guia de turismo, cujo plano de curso esteja de acordo com normas do Ministério da Educação (original e cópia), foto 3×4, formulário de cadastramento preenchido (disponível no site Cadastur) e termo de responsabilidade e comprovante de residência atualizado. Os demais prestadores de serviços podem ter informações sobre cadastro no site www.cadastur.turismo.gov.br.

O Cadastur é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo do Ministério do Turismo. De acordo com a Portaria, o cadastro dos prestadores de serviços é obrigatório para guias de turismo, agências de turismo, meios de hospedagem, transportadora turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos turísticos. Na lista das empresas cuja inscrição é facultativa estão os restaurantes, bares, casas de espetáculos e outros 13 empreendimentos do setor.