Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/20 às 4h06 - Atualizado em 29/09/20 às 16h29

Coleção Rotas Brasília

COMPARTILHAR

Lançamento de sete rotas temáticas com os atrativos que melhor representam a cidade.

 

O desenvolvimento do setor turístico é uma estratégia utilizada por diversos países para competir no mercado globalizado. Isso se deve ao fato de que, dentre os setores econômicos inseridos nesse cenário de constantes inovações e demandas por produtos e serviços diferenciados, o Turismo se apresenta como um dos principais setores capazes de promover aceleração econômica e, ao mesmo tempo, incremento nas áreas social, cultural e ambiental.

 

Podemos dizer que o convite à visita de um destino é feito sob a forma de publicidade. A imagem, mensagem e marca do destino deve ser reconhecida, aprovada e disseminada pela comunidade como um todo. É a consolidação da cidade como um produto turístico para os turistas com o aporte da comunidade local.

 

O orçamento público tem sido afetado pela circunstância de emergência em saúde pública, em decorrência do Novo Coronavírus (COVID-19), que traz como consequência um cenário de frustração de receitas agravado pelo aumento de despesas identificadas como necessárias para conter os impactos da Pandemia. Diante disso, é compreensível que os recursos públicos sejam direcionados, preferencialmente, para ações que, direta ou indiretamente, venham a contribuir para o enfrentamento da crise de saúde pública. Diante de todo o impacto provocado pela pandemia do coronavírus, o setor do Turismo figura no rol dos mais impactados.

 

Desta forma, é nesse contexto que a Secretaria de Estado de Turismo propõe, neste momento de retomada da economia, a promoção do destino Brasília que é a Capital do Brasil. Brasília é uma cidade além do seu propósito inicial: um lugar em que a obra da natureza e a obra do homem se misturam em um equilíbrio sem igual. O céu, as cachoeiras, as flores, o concreto, as curvas do arquiteto, tudo isso bem no meio do país continental.

 

Sendo umas das metas estratégicas da Secretaria de Estado de Turismo consolidar Brasília como destino Turístico, promovendo seus diversos segmentos, estruturando produtos indutores, atraindo turistas nacionais e internacionais, fomentando o turismo local, movimentando a cadeia turística, potencializando o desenvolvimento econômico e social, através da geração de emprego e renda, bem como aumentando a participação no PIB do Distrito Federal.

 

 

Sendo assim, a Secretaria de Turismo lança a Coleção Rotas Brasília que traduzem a identidade da cidade, abarcando as características que constituem Brasília – por exemplo, é centro administrativo, político e financeiro do país, cidade Patrimônio Cultural Mundial, cidade Criativa do Design pela UNESCO, um marco arquitetônico mundial, histórico, é rica e diversa por suas Regiões Administrativas e RIDE, dentre tantas outras – para que se possa revelar tudo o que somos e concretizar todo o seu potencial turístico.

 

DESCUBRA BRASÍLIA SEM SAIR DE CASA.