15/03/13 às 19h29 - Atualizado em 18/03/13 às 16h50

Comitiva do GDF viaja para Washington para fechar acordo de cidades-irmãs

Governador Agnelo Queiroz assina na capital americana parceria que cria laços de cooperação entre as duas cidades

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, compõe, neste momento, uma comitiva que acompanha o governador Agnelo Queiroz a uma missão em Washington. Os representantes do GDF e o prefeito do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, Vincent C. Gray, selam, nesta sexta-feira (15), um acordo de irmanação entre as capitais brasileira e norte-americana. O governador e a comitiva cumprirão, até o dia 18, uma agenda que inclui debates sobre oportunidades de investimentos no DF e visitas a museus.

A condição de Brasília e Washington como cidades-irmãs, proposta pela prefeitura da capital norte-americana, permitirá a ampliação das oportunidades globais e de cooperação entre as duas cidades. A expectativa do GDF é que a parceria contribua com a organização dos eventos de grande porte em Brasília, com destaque para a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014.

A aproximação entre as duas capitais também favorecerá um esperado fluxo de investimentos em projetos estratégicos desenvolvidos atualmente pelo GDF, como o Parque Tecnológico e o Centro Financeiro Internacional.

Acompanhado pela ministra Marta Suplicy, que se juntará ao grupo com a comitiva do governo federal, Agnelo Queiroz se reunirá, também nesta sexta-feira, com a equipe curadora do News Museum, chefiada pela vice-presidente da instituição, Cathy Trost, e com a equipe responsável pelo Museu de História Afro-Americana. No sábado (16), eles conhecerão o Museu de Arte Africana, do Smithsonian Institute. O objetivo dos encontros é colher experiências que contribuam com a instalação do Museu Nacional Afro-Brasileiro de Cultura e Memória, em Brasília.

Já na condição de cidades-irmãs, as possibilidades de aproximação econômica entre Brasília e Washington serão tema de uma mesa-redonda na segunda-feira (18). O debate sobre as oportunidades de investimentos e negócios no DF e Região Metropolitana reunirá representantes empresariais e políticos dos EUA, o governador Agnelo Queiroz e a comitiva que o acompanha.

Entre os norte-americanos que integrarão a mesa redonda estão representantes dos departamentos de Estado e de Comércio dos EUA, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos e da Câmara de Comércio norte-americana. Membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Export-Import Bank (Ex-Im Bank) também participarão do encontro.

Antes de partir para Washington, Agnelo e secretários de Estado receberam, na residência oficial de Águas Claras, a assessora especial para Assuntos Globais Intergovernamentais do Departamento de Estado Americano, Reta Jo Lewis, acompanhada por uma comitiva norte-americana . O motivo da visita foi o interesse do país nas ações estratégicas do GDF, além dos feitos para os grandes eventos que se aproximam, como as copas das Confederações e do Mundo, e os Jogos Olímpicos.

*Com informações da Agência Brasília