Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/20 às 13h41 - Atualizado em 19/12/20 às 14h44

Conheça os vencedores do 1º Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo

COMPARTILHAR

 

 

Desafio, coragem, reinvenção, união, criatividade e superação. Essas foram algumas palavras que se destacaram durante a divulgação dos vencedores do Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo. Seguindo todas as medidas de segurança contra a Covid-19, a cerimônia ao vivo de entrega do prêmio foi realizada exclusivamente no formato on-line e o conteúdo gravado será exibido sábado, 19/12, às 19h, pelo canal da Setur-DF no YouTube.

 

O reconhecimento é uma ação inédita da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão, para homenagear profissionais e iniciativas que contribuíram para o fortalecimento de Brasília como destino turístico nos últimos 24 meses. “A minha decisão em criar o 1° prêmio do turismo em um ano tão desafiador representa reconhecimento e entrega de muito trabalho. Sob o comando do nosso Governador, Ibaneis Rocha, temos tido até hoje momentos memoráveis na relação com o nosso empresariado. O momento é de mostrar a força da cadeia turística em se transformar, oferecer alternativas e inovar, principalmente nos últimos meses, em tempos de uma pandemia que afetou o setor em todo o mundo. Portanto, é importante frisar que todos são vencedores ao contribuir com esse novo olhar para Brasília”, disse a secretária de Turismo Vanessa Mendonça.

 

O presidente da Fecomércio, Francisco Maia, também destacou a importância da premiação em um ano tão desafiador. “Gostaria de saudar a Setur-DF pela concepção de um prêmio que visa estimular a criatividade entre as pessoas que trabalham na área de turismo, valorizar as boas ideias e criar novas perspectivas para que a cadeia turística de Brasília possa crescer ainda mais. Principalmente nesse momento que estamos vivendo uma pandemia, é muito importante que nós possamos dar apoio a todas as iniciativas dessa área que cria emprego, gera renda e faz girar a economia”, completou Maia.

 

O Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo contou com 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 Profissionais e 11 Iniciativas. Uma comissão julgadora composta por representantes da Setur-DF e entidades convidadas selecionaram os principais de cada categoria, por meio de critérios que vão desde a eficiência das ações implementadas à capacidade de aplicação das iniciativas em outros locais, passando pelos fatores de inovação, sustentabilidade e abrangência territorial.

 

A identidade visual do prêmio fez uma homenagem ao pintor, escultor e desenhista Athos Bulcão, ícone da representatividade brasiliense. “É sempre muito importante as pessoas saberem do legado que Athos realizou e nos deixou, sobretudo na nossa capital. Ele é um dos grandes artistas brasileiros. Um dos mais conhecidos pela integração da arte com a arquitetura, usando como suporte a azulejaria”, disse Valéria Cabral, secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, que destacou ainda a importância do prêmio para valorização da cidade. “É sempre uma importante iniciativa chamar atenção da população e visitantes sobre o trabalho realizado pelo setor turístico no DF. Brasília é uma cidade muito importante, uma das únicas do mundo feitas à mão. Uma capital modernista, que tem em seu legado e patrimônio obras valiosas, criadas por profissionais da maior expressividade para a cultura brasileira”, completou Valéria.

 

A categoria Agência de receptivo, que colabora para ampliar as experiências vividas pelos turistas, foi a primeira a ser anunciada e teve como vencedor a Vip Service Club, que, desde 2018, divulga roteiros turísticos segmentados da cidade em importantes plataformas on-line, como a Decolar e o TripAdvisor. Já o Portal Viaja Brasília se destacou na categoria Agências de Turismo. “A Voetur Turismo é uma empresa de Brasília, fundada há 36 anos. Em nome do seu fundador, o Sr. Carlos Roberto de Sá, eu gostaria de agradecer. Ganhamos por meio do nosso portal Viaja Brasília, que tem a finalidade de fazer com que a nossa capital seja conhecida no Brasil e no mundo como um importante destino turístico”, comemorou Moisés Ponte, gerente da Voetur.

 

A categoria equipamentos de entretenimento natural e cultural foi conquistada pelo Caminhos do Planalto Central. A iniciativa compõe a Rede Brasileira de Trilhas e oferece percursos de 400km que atravessam todo o DF, proporcionando experiências únicas para caminhantes, ciclistas, corredores e cavaleiros.  “Agradeço a oportunidade e a iniciativa ousada do GDF e da Setur-DF em propor um prêmio capaz de reunir todas as linguagens de diálogo da cadeia turística com essa bela cidade que é a nossa. Represento um projeto de inúmeras pessoas que, certa vez, sonharam com um grande sistema de trilhas, cruzando todo o DF para contemplar o cerrado, a nossa história, a cultura e as tradições que tão bem representam essa cidade Patrimônio da Humanidade. Uma oportunidade de conhecer a nossa capital por outros caminhos e um novo olhar”, disse João Carlos Machado, representante do grupo.

O Guia Turístico Arquitetônico Acessível conquistou o primeiro lugar na categoria de iniciativas Experiências Acessíveis. “Nosso projeto é muito importante para as pessoas com deficiência e busca trazer mais autonomia e inclusão social por meio do turismo. Temos muitos visitantes com deficiência na nossa cidade e que, muitas vezes, não sabem onde podem ir com acessibilidade. Portanto, o nosso projeto vem contribuir para esse cuidado, além de chamar atenção para uma Brasília mais consciente”, destacou Andrea Pontes, presidente da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA).

 

 

Experiências criadas ou reformuladas durante a pandemia também fizeram parte do Prêmio, que teve como destaque a Janelas CasaCor Brasília. “Sem o apoio do nosso governo seria impossível realizar o janelas Casacor. Foi uma exposição gratuita, segura, que as pessoas poderiam ver também no virtual. O Brasil conheceu Brasília com outro olhar. Conheceu o Parque da Cidade, maior urbano do mundo. Participar com um projeto desafiador no ano em que a nossa capital comemora 60 anos, em um ano tão difícil e ainda receber um prêmio é uma alegria enorme. Obrigada Setur-DF por incentivar todas as iniciativas turísticas no DF. Continuem”, disse Moema Leão, uma das empresárias à frente da mostra brasiliense.

 

Entre os vencedores da categoria Profissionais, Lúcio Montiel da Rocha levou o troféu Athos Bulcão Ouro em Guia de Turismo. “O prêmio é uma excelente iniciativa do Governo e da Secretaria de Turismo do DF. Ele veio coroar toda uma vida dedicada a nossa cidade que eu amo. Brasília é inovadora e única. Eu nasci nessa cidade, sou filho de pioneiros. Eu tive uma valiosa escola. Meu pai era arquiteto e trabalhou com Oscar Niemeyer. A minha especialidade também é arquitetura, é arte, é história de Brasília e devo muito esse título a meu pai, que desde sempre defendeu nossa terra como a capital do Turismo”, revelou Rocha.

 

Uma das categorias mais aguardadas da noite, o título de Personalidade do Ano foi entregue ao chef Vinícius Santana Rossignoli. “São anos de dedicação e paixão por essa terra, com tantas culturas e potenciais turísticos. O DF é o único distrito 100% cerrado do mundo e é nossa obrigação e responsabilidade lutar por ele. Afinal de contas, todos que moram aqui de alguma forma ou outra, são frutos do cerrado. E como chef de cozinha, eu assumi essa responsabilidade de traduzir em sabores todo o contexto turístico e cultural de preservação que o nosso DF possui. Temos sabores exclusivos, visuais únicos, formas, texturas, arquitetura e um povo heróico. Esse prêmio revigora ainda mais as minhas forças na batalha pela recuperação e utilização racional do nosso patrimônio natural”, comemorou o chef.

 

Além de troféus e medalhas, durante o evento, a Secretária Vanessa Mendonça homenageou, com Menções Honrosas, autoridades, entidades, parlamentares e acadêmicos que vem colaborando para impulsionar a cadeia turística no DF.

Veja a lista completa dos vencedores por categoria no site do prêmio: https://www.premioturismo.bsb.br/vencedores-do-premio/

 

Serviço

Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

Data: sábado, 19/12

Horário: às 19h.

Transmitido pelo canal do YouTube da Setur-DF:

https://www.youtube.com/c/SecretariadeTurismoDistritoFederal

Leia também...