30/10/13 às 18h07 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Conselheiros de Turismo farão curso sobre “Controle Social”

Curso tem como objetivo transformar os membros do Condetur em agentes de controle social para políticas públicas.

Atendendo a uma demanda do setor turístico de Brasília e do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) feita em janeiro, a Secretaria de Turismo do DF vai oferecer a todos os conselheiros o curso de Controle Social, que tem como objetivo formar os membros do conselho para que cada participante sinta-se em condições de organizar as estratégias de ação individual ou coletiva para o exercício do controle social.

Nesta terça-feira (29), durante a 34ª reunião do Condetur, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luís Otávio Neves, informou que seriam inscritos todos aqueles que compõem o colegiado que reúne entidades públicas e privadas diretamente ligadas à atividade turística na região.

O curso terá 120 horas on-line e será ministrado no período de 5 meses combinando análise das práticas e experiências com as abordagens teóricas que permitam uma compreensão ampliada dos desafios, das potencialidades e dos desafios do controle social.

“Toda forma de capacitação nos fortalece e enriquece. É importante que todos os conselheiros participem desse curso que só irá trazer benefícios para o nosso setor”, disse Ariadne Bittencourt, subsecretaria de políticas de turismo.

A Secretaria de Turismo preside o colegiado e é responsável por sua manutenção. O investimento na capacitação dos conselheiros fortalecerá o setor que terá a sua frente pessoas aptas a compreender os encontros entre as políticas públicas e as formas de controle sobre a administração pública, o processo dinâmico de elaboração e validação de diagnósticos sociais participativos e os conceitos e ferramentas de gestão e de políticas públicas de forma a qualificar o exercício do controle social.