Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/07/20 às 13h46 - Atualizado em 6/07/20 às 13h48

Contrato de hospedagem do Programa Acolher é renovado

COMPARTILHAR

Projeto criado pela Setur-DF para atender à Secretaria de Saúde será renovado por mais 45 dias

 

 

 

 

 

O Governo do Distrito Federal concedeu crédito suplementar no valor de R$ 1.162.500,00 (um milhão, cento e sessenta e dois mil e quinhentos reais), à Secretaria de Estado de Turismo do DF, para atender à programação orçamentária de Auxílio Financeiro COVID-19. Com isso, o contrato de hospedagem para os profissionais de saúde foi renovado por mais 45 dias. O Decreto nº 40.948 foi publicado em edição extra, nº 106, do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no dia 03 de julho.

 

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, reforçou a importância do programa para preservar a saúde daqueles que lidam diretamente com a covid-19 e garantir mais tranquilidade às suas famílias. “A pedido do governador, criamos um projeto para a Saúde com o objetivo de proteger os profissionais e suas famílias do novo coronavirus, evitando o contato após um dia de trabalho. Como o próprio nome do programa revela, nós os acolhemos em hotéis com muito carinho, oferecendo o conforto e a segurança que eles merecem” A secretária ainda reafirmou o compromisso do GDF em continuar protegendo esses profissionais. “Nesse momento, por determinação do nosso governador, a Setur renovou o contrato com os hotéis, seguindo as diretrizes da Secretaria de Saúde e com o apoio da Secretaria de Economia. Estamos muito felizes por poder continuar acolhendo e protegendo esses profissionais”.

 

De acordo com o secretário adjunto executivo de Saúde, Paulo Ricardo Silva, a determinação do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Saúde, Francisco Araújo, foi no sentido de manter as tratativas com as áreas envolvidas, e da Secretaria de Economia garantir a descentralização do recurso para assegurar o pagamento da hospedagem.

“Sabemos que no momento em que o profissional de saúde sai do hospital há um grande receio de contaminar seus familiares. O Programa Acolher traz mais tranquilidade a esses servidores que atuam na linha de frente contra a covid-19, especialmente nesse momento de pico da pandemia. Por isso, houve uma conjunção de esforços para manter a iniciativa”, afirmou Paulo Ricardo Silva.

 

Com a renovação do contrato, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e demais profissionais que atuam no combate à covid-19 continuarão tendo acesso a diárias em hotéis próximos ao hospital que é referência no tratamento da pandemia. O programa Acolher foi resultado de uma ação integrada entre as secretarias de Saúde e Turismo para hospedar os servidores de saúde que trabalham no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e diminuir as chances de possíveis contaminações dos familiares deles ao voltarem para casa, depois do trabalho.

 

Programa Acolher

O Programa Acolher é uma iniciativa da Secretaria de Turismo do DF, em parceria com outras pastas, para proteger as famílias e servidores mais expostos à infecção pelo coronavirus. O programa já beneficiou centenas de profissionais da área de saúde e também de execução penal. Vale ressaltar que a contratação direta dos hotéis foi realizada por meio de Dispensa de Licitação, fundamentada na Lei nº 13.979/2020 e suas alterações. O período de hospedagem desses servidores é de 30 dias, podendo ser estendido, a depender do cenário pandêmico e sua evolução.