Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/13 às 14h55 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Couchsurfers invadirão Brasília neste feriado

COMPARTILHAR

Cerca de 250 pessoas virão para a cidade para participar do I Brasília Invasion 

A partir desta quarta-feira (29), centenas de visitantes de vários países começam a chegar à Capital Federal para participar do I Brasília Invasion. Trata-se da estreia do grupo de couchsurfers, uma rede de viajantes que se organizam para se hospedar nos sofás das casas dos integrantes da região pretendida, em solo brasiliense. Ao todo, são esperadas 250 pessoas.

A programação começará com o 45th Weekly Meeting de Brasília, uma tarde de bate papo e reencontros em um local animado. Até o dia piquenique de despedida no domingo, 02/06, os viajantes irão ter uma agenda cheia com tours de bicicleta, passeios pela esplanada, vista do pôr-do-sol no Lago Paranoá, festas com DJ, futebol e festa junina no Parque da Cidade, além de uma sessão de cinema com o filme “Faroeste Caboclo”.

No total, a rede conta com seis milhões de adeptos em mais de 100 mil cidades em todos os países do mundo. É um serviço gratuito que conecta viajantes de todo o mundo para compartilham experiências que vão desde hospedagem casas, receber visitantes para um tour, realizar eventos culturais, de lazer e esportivos, assim como encontrar companheiros de viagem.

Dentre as diversas atividades organizadas pelos participantes, estão os grandes eventos de encontro dos couchsurfers, tais como os weekly meeting (encontros locais semanais para confraternização) , National Meetings (encontros nacionais), e as invasions (invasões) . As invasões são organizadas pelos couchsurfers de uma cidade que querem receber em uma data agendada com antecedência uma grande massa de surfers do resto do país ou do mundo.

O projeto Couchsurfing foi concebido por Casey Fenton, em 1999. A ideia surgiu depois de encontrar um voo barato a partir de Boston para a Islândia. Fenton enviou aleatoriamente emails para 1.500 estudantes da Universidade da Islândia para pedir hospedagem, dos quais mais de 50 pessoas responderam positivamente. No voo de regresso a Boston, o viajante começou a desenvolver a base que hoje sustentam o projeto Couchsurfing.

O site foi lançado ao público com a colaboração de Dan Hoffer, Sebastien Le Tuan, e Leonardo Silveira em janeiro de 2004. O crescimento inicial do site foi lento. Até o final de 2004 tinha pouco mais de 6.000 membros. Em 2005, o crescimento acelerou e, até o final do ano, a adesão foi de aproximadamente 45.000 pessoas.

Movimento intenso no feriado

Além dos couchsurfers, Brasília se prepara para receber milhares de pessoas que chegarão para acompanhar a programação de Corpus Christi. O consórcio Inframerica estima um movimento superior a 200 mil pessoas, entre embarque, desembarque e conexões, no Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo a direção do local, a ocasião será usada como teste para a Copa das Confederações.

A Arquidiocese de Brasília prepara um grande evento na Esplanada dos Ministérios. A programação deve começar por volta das 6h30 com a confecção dos quadros que formam o tradicional tapete montado pelos grupos de jovens da cidade. À tarde, haverá momentos de confissão, shows de música gospel, missa e procissão. A expectativa é que mais de 80 mil pessoas passem pelo centro da cidade na data.