19/05/21 às 11h32 - Atualizado em 19/05/21 às 11h32

Distrito Federal e Pirenópolis unem forças para potencializar o turismo

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e o prefeito Nivaldo Melo vão estruturar projetos para a retomada das atividades do setor nas cidades

A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, recebeu a visita do prefeito de Pirenópolis (GO), Nivaldo Melo, nesta terça-feira (18/5), em Brasília. O objetivo do encontro foi unir forças para a construção de agendas conjuntas e potencializar o turismo nas duas cidades. Também estiveram presentes a secretária municipal de Turismo, Vanessa Leal, e o secretário de Administração e Governo de Pirenópolis, Sérgio Rady.

Durante a reunião, Vanessa Mendonça propôs a ida da caravana do Turismo em Ação a Pirenópolis, assim como a criação de um roteiro para promover o turismo nas duas regiões. O programa itinerante da Setur-DF tem a missão de realizar entregas e encontros com lideranças locais, além de mapear, estruturar, qualificar atrativos e orientar empresários do setor.

“A força da união entre Pirenópolis e Brasília vai alavancar ainda mais o turismo local. Essa conexão certamente será muito importante para a transformação do turismo como fonte de geração de emprego e renda. Muitos países se reinventaram pelo turismo, seja o arquitetônico, o ecoturismo ou o gastronômico. Por isso, o mapeamento das vocações de cada cidade, por meio do Turismo em Ação, vai ser fundamental para estruturar uma agenda de trabalho integrado”, ressaltou.

Turismo seguro

Na ocasião, o prefeito Nivaldo Melo lembrou que Pirenópolis faz parte da história de Brasília, uma vez que hospedou a Comissão Cruls, durante o período de demarcação do Distrito Federal. “A grande maioria dos visitantes de Pirenópolis vêm de Brasília, que conta com uma secretária de Turismo muito dinâmica, atuante e com imensa capacidade de realização. A construção de projetos com a Setur-DF vai fazer com que a nossa economia possa gerar renda de forma rápida. Nosso objetivo é estabelecer roteiros turísticos que sigam todos os protocolos de saúde, fazendo da nossa cidade um destino seguro”, declarou o prefeito.

A cidade de Pirenópolis fica, aproximadamente, a 150 km de Brasília e conta atualmente com sua economia baseada no turismo, artesanato e na extração da Pedra-de-Pirenópolis, usada para revestimento e pisos.