Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/19 às 14h38 - Atualizado em 25/02/19 às 18h01

Domingo (24) terá Troca da Bandeira

COMPARTILHAR

Domingo (24) terá Troca da Bandeira

 

Solenidade acontece às 10h na Praça dos Três Pores

 

Uma das maiores expressões do turismo cívico do país ocorre no próximo domingo (24), na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A solenidade de Troca da Bandeira terá inicio às 10h. A Força Aérea Brasileira (FAB) será a responsável pela solenidade deste fim de semana.

 

Além da apresentação da Banda Clave da FAB e da salva de 21 tiros, feita pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, irão desfilar a Guarda-de-Honra da Aeronáutica, o Grupamento de Bandeiras Históricas, a Companhia de Cerimonial Santos-Dumont e um Grupamento de Especialistas da Força Aérea Brasileira.

 

De acordo com a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a valorização do Turismo Cívico está entre as prioridades da Secretaria de Turismo para aumentar o número de turistas na cidade. “Vários países no mundo, como por exemplo, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Argentina promovem trocas de bandeira ou de guarda que atraem milhões de turistas. A nossa capital tem potencial para isso, e temos trabalhado para que essa importante solenidade entre nas agendas dos brasilienses e de turistas”, enfatiza a secretária.

 

A Troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. Devido ao Carnaval, excepcionalmente, a solenidade acontecerá nesse último domingo de fevereiro. A próxima troca será feita no dia 7 de abril e ficará a cargo da PMDF. O evento marcará o início das comemorações do aniversário de Brasília.

 

Curiosidades:

·         O monumento consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo.

·         O mastro da bandeira mede 100 metros de altura.

·         A bandeira hasteada na Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

·         A bandeira retirada é incinerada pelo Corpo de Bombeiros do DF

·         Em cada substituição do pavilhão nacional, uma Força Armada é responsável pelo evento.

·         O Dia da Bandeira é comemorado dia 19 de Novembro