Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/20 às 19h20 - Atualizado em 9/12/20 às 19h20

Embaixada da Índia promove webinar sobre Turismo de Bem-Estar e Saúde com a presença da Setur-DF

COMPARTILHAR

 

 

 

Como parte das ações para estreitar os laços com o Brasil, a Embaixada da Índia realizou nesta quarta-feira, 9/12, uma videoconferência com o tema “Turismo de Bem-Estar”. A proposta foi compartilhar experiências e informações nos dois países, sobre regiões e espaços voltados para a promoção da qualidade de vida e saúde, temas mais que atuais, diante das mudanças ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus.

 

Entre os convidados, a videoconferência contou com a participação do Sr. S. Koventhan, Vice-Chefe da Missão, Embaixada da Índia; o Sr. Suresh K. Reddy, Embaixador da Índia no Brasil; o Sr. Rajasekhar, do Departamento de Estados, do Ministério das Relações Exteriores; o Sr. Antônio Ricarte, Assessor Internacional do Ministério do Turismo do Brasil; o Sr. Roberto Nedelciu, Presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA); o Dr. Arjun Deore, Primeiro Secretário, Embaixada da Índia; e a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que convidou todos para conhecerem de perto as riquezas naturais da capital federal. “Brasília é Cidade Parque. Está rodeada por verdes e oferece alta qualidade vida e espaços para a promoção da saúde e bem-estar. Temos mais de 70 parques e 22 áreas de preservação ambiental, como o Jardim Botânico de Brasília, o Parque Nacional de Brasília, um dos mais visitados do Brasil, o qual apenas em 2019 registrou 251 mil visitantes; e ainda o Parque da Cidade, um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina”, disse Vanessa.

 

 

 

É no Parque da Cidade, onde muitos moradores e visitantes se reúnem para prática de yoga e meditação, que está localizado um valioso presente do Governo da Índia a capital do Brasil: o busto de bronze de Mahatma Gandhi. O presente entregue em janeiro deste ano comemorou duas datas especiais: os 60 anos de Brasília e o 150º aniversário de nascimento do líder político indiano, símbolo da paz em todo mundo. “É uma honra compor a celebração de nascimento de uma personalidade histórica tão respeitada e admirada mundialmente como Mahatma Gandhi e em um momento tão especial para a nossa cidade. O presente demonstra a união de esforços entre as nações, baseado nos laços de amizade e cooperação”, afirmou a secretária de Turismo do DF.

 

Durante o evento, o público conferiu ainda apresentações especiais de três estados indianos: Gujarat, Kerala e Maharashtra, com foco nas várias oportunidades na área de turismo de saúde. O estado de Maharashtra, por exemplo, aspira impulsionar o turismo médico, oferecendo serviços de bem-estar holístico completo. “Bem-estar não é apenas físico. Trata-se de um todo: mente, corpo e alma, e estamos trabalhando na promoção desses conceitos. A índia representa o 4º lugar mundial no turismo médico, com 18% da fatia de mercado, e Maharashtra é um estado muito significativo nesse cenário, com infraestrutura avançada, hospitais e instalações médicas em todas as cidades” disse o Sr. Aditya Agarwal, diretor operacional da Maharashtra Medical Tourism Services Ltd.

 

Durante a apresentação, o público também conferiu sobre Kerala, que abriga 580 Km de costa, lagoas, estações de montanhas, exuberantes florestas verdades cobrindo ¼ do estado, 15 santuários de vida selvagem e quatro parques nacionais. Uma região na qual a yoga é vista como com a prática holística para rejuvenescer o corpo, mente e aliviar doenças crônicas, como diabetes e pressão arterial. “Estamos felizes na realização desse evento. Agradecemos a todos os participantes e a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, por compartilhar suas propostas e a promoção do turismo entre Brasil e Índia”, concluiu o Embaixador da Índia no Brasil.