Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/13 às 19h10 - Atualizado em 29/01/13 às 19h20

Entidades assinam protocolo em prol do turismo de Brasília

COMPARTILHAR

Os grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações, este ano, e a Copa do Mundo, no ano que vem, vão aumentar o número de turistas em Brasília. Para fazer com que esses visitantes tenham momentos inesquecíveis na nossa cidade 16 instituições, do poder executivo, legislativo e judiciário, responsáveis pelos monumentos da Capital Federal deram um importante passo para o fortalecimento do turismo em Brasília. Em uma cerimônia que aconteceu no Senado Federal, nesta segunda-feira (28), o grupo assinou o Protocolo de Intenções da Visitação Institucional Integrada de Brasília (ViiBra) para estabelecer condições de cooperação entre essas entidades buscando a excelência nos serviços prestados na visitação dos monumentos públicos da cidade.

O ViiBra é composto por representantes da Presidência da República; do Congresso Nacional; do Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Turismo; do Supremo Tribunal Federal; Dos Tribunais Superiores Eleitoral e Militar; da Câmara Legislativa, do Tribunal de Justiça do DF; do Banco Central; da Imprensa Nacional; da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e da Secretaria de Turismo do DF. Todos eles se reúnem desde 2011 com a missão de integrar os programas de visitas aos monumentos melhorando o atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros.

“Essa foi uma importante iniciativa para que possamos fortalecer um dos principais segmentos turísticos da nossa cidade: o turismo cívico. Visitar os edifícios administrados pelas entidades que fazem parte desse grupo é uma oportunidade, não apenas para o turista como para o morador de Brasília, de conhecer o Patrimônio Cultural que somos”, disse o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves. “A cada ano aumenta o número de excursões de diversas escolas do país que trazem seus alunos para uma verdadeira aula cívica mostrando aos nossos jovens as funções e o papel institucional dos nossos órgãos, além de permitir vislumbrar a magnitude arquitetônica de Brasília”, explica o secretário que afirma querer receber pelo menos 12 mil alunos este ano.

Para o Diretor-Geral da Câmara dos Deputados, Rogério Teixeira, essa visitação é uma ação de cidadania. “O momento agora é de termos um programa de visitação integrada entre os diversos órgãos que contam com ações nesse sentido para que Brasília possa receber o cidadão brasileiro de forma cada vez melhor contribuindo para uma cidadania mais ampla e mais completa”, disse.

Após 20 encontros os membros do ViiBra desenvolveu um planejamento estratégico com 8 objetivos e 19 projetos para a criação de um padrão de atendimento ao turista que vai da capacitação do atendente à divulgação dos roteiros de visitação institucional e do incentivo à preservação dos estabelecimentos. A assinatura do Protocolo de Intenções é um passo importante para a execução desses projetos.