Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 17h53 - Atualizado em 27/11/13 às 18h04

Estrutura montada para Gymnasiade confirma capacidade do DF de sediar grandes eventos

COMPARTILHAR

Secretários de Turismo, Cultura e Esporte visitaram praças dois dias antes da abertura

Os secretários de Turismo, Luis Otávio Neves, de Esporte, Julio Cesar,e de Cultura, Hamilton Pereira, visitaram, nesta terça-feira (26) duas das praças montadas na capital federal para receber a Gymnasiade 2013 -Jogos Mundiais Escolares.

A Gymnasiade 2013 reunirá na capital federal mais de 1,7 mil jovens, com idades entre 14 e 17 anos, muitos deles futuros destaques olímpicos. Uma licitação de R$ 6,2 milhões foi realizada para montar a infraestrutura e sistemas de som, cenografia, iluminação, recursos humanos especializados, equipamentos de ginástica e tendas necessárias para a realização dos jogos.

Durante a visita técnica os responsáveis pelas pastas avaliaram a estrutura montada para o evento internacional que, segundo eles, mostra a capacidade de Brasília para sediar grandes eventos internacionais como este.

“Antigamente um evento dessa magnitude seria montado por alguma empresa de São Paulo ou Rio de Janeiro. Hoje ele é completamente feito por empresas locais que acreditaram no potencial de Brasília e mostram que o turismo e os grandes eventos são a mola propulsora da economia local”, disse o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

Além da licitação o GDF investiu cerca de R$ 7 milhões nas reformas e reestruturações dos espaços que receberão o evento, estruturas que ficarão de legado para a cidade.

“Brasília amadureceu na capacidade de oferecer serviços de qualidade na área de cultura e esporte. A capital do país recebe a Gymnasiade com a dignidade que o evento merece”, ressaltou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

Visita

Durante a visita, os secretários conheceram o espaço das piscinas e viram o ensaio dos alunos de ginástica acrobática que se apresentarão na abertura, na quinta (28), no Ginásio Nilson Nelson.

A estudante Julia Rabelo, de 13 anos, contou que a turma está ansiosa para o início dos jogos. “É muito legal poder participar. Estamos ensaiando todos os dias, de 14h as 19h”, disse a garota, que faz ginástica acrobática desde os oito anos.

Os locais de competição recebem os últimos preparativos. A Gymnasiade 2013 terá disputas em oito modalidades: atletismo, natação, judô, caratê, ginásticas artística, rítmica e aeróbica e xadrez. A entrada para o público é gratuita.

“O Governo do Distrito Federal assumiu a responsabilidade de receber a Gymnasiade 2013, assim como outros grandes eventos, por acreditar no potencial de sua equipe de trabalho. A conclusão das reformas deixará um grande legado à sociedade”, disse o secretário de Esporte, Julio Cesar.

Quatro praças esportivas em Brasília serão palco das competições. Na piscina do Complexo Ayrton Senna, ocorrem as disputas de natação. No Ginásio Nilson Nelson, muita força e habilidade com o torneio de ginástica artística.

No Centro de Convenções, música e ritmo com os torneios de ginástica rítmica e ginástica aeróbica e concentração com os atletas do xadrez. No Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros (CECAF) serão disputados os torneios de atletismo, judô e karatê.

Com informações da Secretaria de Cultura