Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/13 às 21h17 - Atualizado em 9/09/13 às 21h22

Eventos reúnem mais de 220 mil pessoas no fim de semana

COMPARTILHAR

Desfile cívico, shows e eventos forma algumas das opções para turistas e moradores da cidade

Fim de semana agitado em Brasília leva cerca 220,2 mil pessoas aos eventos na capital. Os brasilienses e visitantes puderam optar por programações cívicas-militares (desfile do Dia da Independência), concerto do músico Toquinho com a Orquestra Sinfônica de Brasília e até amistoso da seleção Brasileira, com vitória de 6 a 0 sobre a Austrália.

Brasília foi tomada por vários eventos nesse último final de semana. Entre os quais, o tradicional desfile com a presidenta Dilma Rousseff que marca o Dia da Independência Brasileira (comemorado em 7 de setembro), com apresentações das Forças Armadas Brasileiras, participação de escolas públicas e apresentação do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, conhecido como Dragões da Independência.

O evento reuniu aproximadamente 15 mil pessoas às arquibancadas para assistir apresentações de mais de 20 órgãos e entidades, em um percurso que iniciava próximo ao Ministério da Justiça até o Teatro Nacional.

Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, o número significativo de pessoas desfrutado de eventos em Brasília representa que a capital do país tem cada dia mais força e representatividade para receber grandes eventos, exposições, congressos e shows. “Nós da Secretaria de Turismo visamos que este turista permaneça e prolongue sua estadia na cidade. Os eventos, portanto, colaboram para movimentar as atividades relacionadas ao turismo e setor de serviços nos finais de semana, quando a demanda é mais baixa.”

Do esporte à cultura

Já às 16h15 do sábado, a seleção brasileira disputou amistoso no Estádio Nacional Mané Garrincha que foi visto por 32 mil pessoas, de acordo com informações da Confederação Brasileira de Futebol.

Ao entardecer, os brasilienses puderam ouvir e ver as projeções do Festival Celebrar Brasília, que fez homenagens ao arquiteto Oscar Niemeyer por meio de imagens e também relembrou o centenário de Vinicius de Moraes com a presença do compositor Toquinho com a Orquestra Nacional de Brasília. Além de uma campanha que arrecadou lixo eletrônico, em prol do Dia do Cerrado, que é comemorado todo dia 11 de setembro, e o principal bioma do Distrito Federal.

O público também pode ir ao último final de semana da Festa do Morango em Brazlândia, o evento que trouxe atrações sertanejas, produtos in natura, e uma praça de alimentação chamada Morangolândia. Passaram mais de 165 mil pessoas neste fim de semana.

E não acaba por aí, desde sexta-feira (6) até domingo (8), a 9º EXPOMINAS no Pavilhão do Parque da Cidade, que trouxe um pouco de Minas para o Planalto Central já passaram 3.200 pessoas. E também começou no sábado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o 68º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que conta com cinco mil inscritos, com 12 palestrantes internacionais e mais de 200 nacionais.