Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/13 às 20h32 - Atualizado em 20/11/13 às 21h47

Fatores são favoráveis para Turismo na cidade-sede Brasília

COMPARTILHAR

Com as seleções que disputarão o mundial quase definidas, investimentos do Instituto Brasileiro de Turismo nas cidades-patrimônio e novos vôos, Setur-DF espera ser o ambiente propício e favorável para prorrogar a estadia dos turistas pela capital e região próxima

A última vaga para a Copa do Mundo da FIFA™ 2014 será definida, nesta quarta-feira (20), em partida decisiva da repescagem entre Uruguai e Jordânia. A primeira partida entre as seleções, os sul-americanos ganharam de 5 a 0, em Amã na Jordânia. Assim, os uruguaios só não disputam o campeonato no Brasil se perderem de seis gols de diferença.

Na terça-feira, carimbaram o passaporte para a Copa, seis seleções: França, Portugal, Croácia, Grécia, Gana e Argélia. Em partidas anteriores, o México também se classificou. Se confirmada a presença do Uruguai na disputa, todos os campeões da Copa do Mundo participarão do campeonato nas 12 cidades-sede brasileiras, entre as quais Brasília que conta com sete jogos.

“Além do incentivo das classificações dos times para o mundial e de serem tradicionais emissores de turistas para o nosso país, como por exemplo, Argentina ,Estados Unidos, França e Portugal. Os novos voos são fatores que podem atrair o visitante para a capital do país”, explicou o secretário de Turismo em Exercício, Geraldo Bentes. Os três voos diretos entre Paris e Brasília, por exemplo, passarão a funcionar em abril de 2014 e a Companhia Aérea Copa Airlines pretende estender o vôo que ia até o Panamá para a Flórida (USA). A partir de 16 de dezembro deste ano, sendo que os pacotes já podem ser comercializados pelo site da empresa.

Outro incentivo para os turistas conhecerem Brasília é o investimento da ordem de R$2,83 milhões na promoção das cidades-patrimônio que será realizado pela Embratur. Entre os dozes locais, a capital é reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), desde 1987 como primeiro patrimônio da Era Contemporânea.

O Instituto realizou pesquisa durante a Copa das Confederações que apontou que a principal atividade do turista de lazer que veio ao Brasil para o evento teste é que entre uma partida e outra, o estrangeiro opta por visitar museus, monumentos e bairros históricos. Brasília dispõe de maior área urbana tombada com 112,25 km ².

“Todos estes fatores contribuem para incentivar e atrair o turista a vir a Brasília. Para a capital, a estimativa do Ministério do Turismo é de 200 mil internacionais, promover o destino e trazer essas pessoas para a capital é importante para o desenvolvimento econômico da cadeia produtiva do Turismo”, reforçou Bentes.

Sorteio

No dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia, ocorre o sorteio dos grupos e das cidades que as seleções vão jogar. As oito seleções cabeças-de-chave já foram definidas de acordo com a posição dos selecionados no ranking da FIFA no mês de outubro deste ano.

Além do Brasil, país sede, as sete melhores colocadas na lista são: Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º) e Suíça (7º) já estão garantidas no Pote 1 do sorteio. Caso o Uruguai, 6º no ranking, vença a Jordânia, também será cabeça-de-chave. Se for eliminado, quem herda a vaga é a Holanda por ser a 8ª colocada na lista da FIFA.

Confira as 31 seleções classificadas para a Copa do Mundo da FIFA™:

América do Sul:

Brasil

Argentina

Chile

Colômbia

Equador

Europa:

Alemanha

Bélgica

Bósnia e Herzegovina

Croácia

Espanha

França

Grécia

Holanda

Inglaterra

Itália

Portugal

Rússia

Suíça

Américas do Norte e Central:

Estados Unidos

Costa Rica

Honduras

México

África:

Argélia

Camarões

Costa do Marfim

Gana

Nigéria

Ásia:

Japão

Coreia do Sul

Irã

Oceania:

Austrália