Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/13 às 18h20 - Atualizado em 12/11/13 às 18h27

Franceses visitam Brasília para contar a história do Brasil

COMPARTILHAR

Equipe do Canal F5 aborda a construção de Brasília como estratégia de desenvolvimento do país

O Canal F5 da TV francesa enviou uma equipe de jornalistas a Brasília para contar a história do desenvolvimento do Brasil. Os jornalistas Nicolas Millet e Igor Olszowski, acompanhados pelo cameraman Axel Ferrault, estiveram na cidade na última semana para gravar nos pontos históricos e mostrar como a transferência da Capital da República facilitou a interligação dos vários estados brasileiros.

O documentário abordará os avanços econômicos do país por meio dos ciclos da soja, do café e do ouro, além da exploração do Pau Brasil, o que incluirá cidades como Recife, Ouro Preto, Cuiabá e Manaus. Brasília será inserida no contexto da construção de novas rotas a partir do Planalto Central, projeto de Juscelino Kubitschek cujas estradas facilitaram o transporte de produtos pelo Brasil.

A história da Nova Capital foi contada pelo jornalista Adirson Vasconcelos, o primeiro repórter que chegou a Brasília e o único a morar na cidade até 1959. Autor de dezenas de livros sobre a era JK, Adirson falou à TV francesa sobre a experiência de vivenciar o início e o desenvolvimento de uma comunidade, lembrou as fases importantes da construção e da vida política do ex-presidente Juscelino. “No início eram dois trabalhadores. Um ano depois, eram 20 mil e logo aumentou para 50 mil pessoas nas obras da cidade”, disse.

Na cidade, a equipe também filmou no Plenário do Senado Federal – representando a política nacional -, no cruzeiro – marco da primeira missa realizada na capital brasileira como lançamento das obras de construção -, na Catedral Metropolitana de Brasília – representando a riqueza arquitetônica -, e no alto do Teatro Nacional Claudio Santoro – que proporcionou a vista panorâmica. A viagem seguiu pela BR-070 com destino a Cuiabá.

O resultado da viagem a Brasília será apresentada em no programa Echappes Belles em maio do próximo ano. O foco do projeto é em viagens místicas ou rotas magníficas. A atração é exibida toda sexta-feira em horário nobre e distribuído para toda a comunidade francófona – que falam o idioma francês – pela TVR Monde. O alcance chega a três milhões de telespectadores por edição. No total, serão 94 minutos destinados a contar a história do Brasil.