Segurança, saúde, transporte e fiscalização tiveram reforço durante o feriado
Os foliões que passaram o carnaval em Brasília se surpreenderam com a estrutura montada pelo Governo do Distrito Federal para garantir a segurança e bem estar de todos. Em cada ponto de grande movimentação no feriado, agentes de segurança, fiscalização e da saúde estavam de prontidão para atender ao público.
Ao todo, foram 2.224 Policiais Militares de prontidão, divididos entre os blocos, granfolia e sambódromo. Um caminhão de operações móveis da Polícia Militar também esteve estacionado para dar suporte a qualquer ocorrência. A Polícia Civil marcou presença com 64 agentes por dia circulando pelos locais de aglomeração. O Corpo de Bombeiros também esteve a postos com 54 militares no Granfolia e 86 atendentes no sambódromo.
A segurança nas vias foi feita pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), que disponibilizou mais de 100 agentes pelas principais ruas de acesso ao centro de Brasília. O reforço ao respeito à Lei Seca foi por meio da ampliação do número de ônibus – acréscimo de 200 linhas após às 19h até às 4h da manhã. O Metrô também funcionou em horário especial, encerrando o expediente às 2h.
Para receber as mais de 40 mil pessoas que circularam pelo Plano Piloto nos quatro dias de folia, o GDF ainda providenciou uma estrutura com 300 banheiros químicos, sambódromo com total de 35.300 m² e seis arquibancadas com capacidade para 7.520 pessoas por dia, praça de alimentação, posto médico, além de área para pessoas com deficiência. A Agência de Fiscalização (Agefis), Administração de Brasília, Secretaria de Justiça, Vara da Infância e Juventude também se instalaram na Passarela do Samba.
Logo na abertura do carnaval, a Secretaria de Saúde do DF realizou a campanha “Ressaca tem cura, AIDS não”. Panfletos, camisinhas, leques, camisetas e outros objetos deste tema foram distribuídos na festa da Aruc, no Cruzeiro Velho sob o som de Jorge Aragão e Raça Negra.
A criança foi alvo de campanha especial sobre segurança e lazer no período do carnaval. O Detran ainda distribuiu folhetos informativos sobre trânsito seguro.