Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/13 às 20h15 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

GDF lança projeto Viaja Brasília

COMPARTILHAR

Iniciativa visa a potencializar o turismo cívico por meio de parceria com a iniciativa privada

Vinte e sete crianças da Escola Classe 104 de Brasília foram recebidas, nesta quinta- feira (18), pelo governador Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti. Representando as unidades da federação do Brasil, os estudantes participam da primeira atividade do projeto Visita Brasília, um desdobramento do programa nacional Viaja Brasil. O secretário de Turismo Luis Otávio Neves acompanhou a cerimônia de recepção em nome do órgão que é um dos apoiadores da iniciativa.

O encontro do governador com os alunos marcou o lançamento do programa de roteiro cívico desenvolvido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), com o respaldo do GDF. O objetivo principal é incentivar esse tipo de passeio cultural e educativo entre as faixas etárias que estão em fase de sensibilização para o patriotismo.

“Considero este um ato histórico no turismo do Distrito Federal. Sempre vimos o turismo cívico um mercado quase inesgotável, um trabalho de consciência cívica que em pouco tempo cria uma cultura para que todo jovem conheça a capital do país”, disse o governador.

Antes de seguir para o Palácio do Buriti, os estudantes passaram pela Alameda dos Estados e pelo Congresso Nacional, quando visitaram as salas e corredores por onde circulam os deputados e senadores federais. O Viaja Brasília oferece também circuitos jurídico e arquitetônico para diversos perfis de viajantes.

“Foi muito importante conhecer os monumentos de forma diferente. Esse turismo é muito importante, não só para nós, mas para todos os estudantes que tiverem essa oportunidade. Esse projeto pode abrir portas inclusive para os alunos estrangeiros. É preciso conhecer a riqueza que temos no país”, disse a estudante Júlia Torres, que representou as escolas públicas de Brasília.

As atividades com esse grupo em Brasília seguem ao longo desta semana e farão parte da comemoração do aniversário da cidade. O programa, seus objetivos e os demais roteiros turísticos foram formatados com o apoio do Condetur (Conselho de Desenvolvimento de Turismo do Distrito Federal, que reúne diversas entidades do trade), Abare (Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), de hotéis de Brasília e companhias aéreas que servem o Distrito Federal.

Viaja Brasília

Os roteiros do Viaja Brasília e dos demais destinos turísticos de cada um dos estados do Brasil serão comercializados pelo portal do macroprograma, o www.viajabrasil.com.br a partir de maio. Pela internet será possível, por intermédio de uma agência de viagens, reservar e realizar a compra de todos os itens que compõem o pacote turístico – passagem aérea, hospedagem, serviço de receptivo e passeios – com preços diferenciados do mercado e confirmação imediata em todas as modalidades de pagamento disponíveis no mercado.

“É uma ferramenta multidisciplinar que vai envolver toda a cadeia produtiva do Turismo. Ira atrair mais turistas para cidade de forma segmentada. Com a competência desse grupo que está trabalhando isso em Brasília, tenho certeza que o turismo da capital brasileira melhorará ainda mais. Aumentando o potencial turístico, estaremos gerando mais renda e mais emprego. Brasília estará cada vez mais forte no ranking dos destinos do Brasil”, comentou o secretário de Turismo do DF.

O turismo cívico é uma modalidade de viagens muito conhecida nos Estados Unidos e em países europeus, mas pouco desenvolvida no Brasil. O Viaja Brasil, que visa potencializar as vendas dos destinos turísticos nacionais dos 26 estados e do Distrito Federal, é mantido pela iniciativa privada e contará com a parceria do poder público para sua realização nos Estados. Ainda neste semestre, outros Estados terão seus roteiros e serviços lançados dentro do macroprograma. Será uma oportunidade para destinos que ainda não ganharam a grande mídia sejam oferecidos e para brasileiros conhecerem seu país.