Grupo foi instituído por meio de portaria conjunta já publicada no Diário Oficial
Técnicos de diversos órgãos do governo do Distrito Federal, que formam o grupo de trabalho da Rota do Cavalo, se reuniram nesta terça-feira (30) para definir a infraestrutura necessária para a concretização deste projeto idealizado com o objetivo de desenvolver novos produtos turísticos e integrar a Região Administrativa de Sobradinho ao turismo do Distrito Federal.
A ideia é transformar a região em um importante polo de turismo rural no DF e movimentar a economia local. “Um produto turístico não significa apenas mais uma opção de lazer para a cidade. Ele representa um espaço gerador de emprego, no qual famílias inteiras poderão aumentar sua renda. Precisamos do apoio de todos os órgãos do governo para estruturar esta rota e proporcionar um aumento do desenvolvimento econômico nesta região”, explicou o secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves,
O grupo, instituído por meio de portaria conjunta já publicada no Diário Oficial, identificou demandas urgentes para estruturação do novo produto turístico, tais como iluminação pública, recapeamento da DF 440, sinalização turística e instalação de um centro de atendimento ao turista no local. A área da Rota do Cavalo abriga 36 propriedades rurais, das quais 14 já estão aptas a receber visitantes que querem passar momentos em contato com a natureza, conhecer a produção rural do Distrito Federal ou até mesmo praticar esportes equestres, eixo bastante rentável para economia local. Segundo o deputado distrital Joe Valle, que participou da reunião, não há duvidas sobre o crescimento econômico que o projeto trará para o DF. “Estimativas apontam que cada cavalo gera 10 postos de emprego. Além disso, o arranjo produtivo do cavalo gera mais recursos no DF do que a produção de soja”, informou Joe Valle.
Algumas das demandas identificadas já estão em andamento. Bruno Almeida, engenheiro do DER, informou que já está sendo feito um estudo para recapeamento e roçado da pista da rota. Outra medida que está em andamento no departamento é a instalação de placas de sinalização, que tiveram o projeto entregue pela Secretaria de Turismo no final do ano passado. A ideia do grupo é avançar com os trabalhos aproveitando o período de seca para que a Rota do Cavalo seja entregue ainda este ano.
A expectativa é que a Rota do Cavalo também ajude a desafogar o fluxo de pessoas no Plano Piloto, permitindo que as pessoas trabalhem na própria região administrativa diminuindo a quantidade de pessoas que vem diariamente para o centro da cidade.
Além do secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves; do deputado distrital Joe Valle; e do engenheiro do DER, a reunião contou com a participação da subsecretaria de estruturação e diversificação da oferta turística do DF, Meyre France; da diretora de articulação intergovernamental da secretaria de Governo, Niedja Taboada; do assessor da administração regional de Sobradinho, Carlos Nascimento; da técnica da CEB, Mariana Silveira; do assessor especial da secretaria de Esporte, Wellington Andrade; da representante da secretaria de Governo América Menezes; e do assessor especial do parlamentar Joe Valle, Lacerda Alecon.