Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/04/19 às 8h43 - Atualizado em 23/04/19 às 18h35

Hospitalidade foi primeiro tema de ciclo de palestras promovido pela Secretaria de Turismo

COMPARTILHAR

As capacitações gratuitas serão promovidas todas as terças-feiras e abertas ao público interessado na temática

 

 

Começou, na terça-feira (16), um ciclo de palestras que pretende capacitar pessoas do trade turístico e interessados em assuntos relativos ao Turismo. As apresentações de duas horas de duração são gratuitas e ocorrerão sempre às terças-feiras, das 16h às 18h, no auditório Buriti, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. As capacitações estão sendo organizadas pela Coordenação de Qualificação e Treinamento da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF).

 

Os 50 participantes dessa primeira palestra puderam se aprofundar mais no tema Turismo e Hospitalidade. “Muitas pessoas pensam que hospitalidade é apenas um assunto referente à hospedagem. A hospitalidade é muito mais abrangente e você pode aplicá-la em todas as áreas”, afirmou o palestrante e professor mestre Luiz César de Miranda.

 

A secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou para os ouvintes da palestra que uma capacitação adequada das pessoas que lidarão diretamente com os visitantes torna a cidade mais receptiva, mais acolhedora e muito mais interessante e atraente. “A ideia é capacitar da melhor maneira possível todo o trade, para que possamos torná-lo devidamente preparado para elucidar quaisquer dúvidas dos turistas sobre a cidade, suas características urbanas, sua cultura, costumes, gastronomia, artesanato, vida rural, religiosidade e misticismo”, comenta Vanessa Mendonça.

 

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do DF, Maria José Carvalho, essa iniciativa da Secretaria de Turismo é uma reivindicação antiga do trade turístico. “A Setur está ouvindo os anseios que há muito tempo os prestadores de serviço fazem. Precisamos ouvir especialistas que falem das novas tendências de mercado. O Turismo mudou, o mercado mudou e os profissionais do trade também precisam mudar para atender esse novo turista”, afirmou Maria José.

 

Todos os palestrantes convidados para o “Ciclo de Palestras” sobre as áreas do Turismo foram cuidadosamente identificados e mapeados de acordo com suas expertises acadêmicas e técnicas, além de suas experiências práticas nos assuntos sobre os quais versarão. São especialistas oriundos de instituições de Ensino Superior de Brasília, associações ligadas às atividades do turismo na capital e entorno, assim como responsáveis por projetos relacionados à temática.

 

Turismo Rural – O segundo encontro, que será realizado no dia 23, irá abordar o Turismo Rural e Ecológico. O palestrante convidado é Patrick José dos Santos, graduado em Turismo e Pós Graduado em Gestão Ambiental – Faculdade Estácio de Sá de Vitória (2004). Atualmente, atua como consultor dos Sebraes Nacional e DF, e é sócio-administrador da Engetur, Consultoria Turística e Ambiental. Com experiências nas áreas de Turismo, com ênfase em Planejamento Público e Privado da Atividade Turística, Estudos de Viabilidades; Pesquisas e Estudos Técnicos, Elaboração de Diagnósticos Turísticos e Ambientais e elaboração de estudos Sócios/Econômicos.

 

Veja as palestras que já estão programadas:

23/4 – Turismo Rural e Ecológico – Palestrante: Patrick José dos Santos
30/4 – Turismo de Aventura – Luciano Gallo
7/5 – Turismo Náutico – prática e legislação: capitão comandante Paulo Marcelo Löer
14/5 – Turismo Gastronômico – Ana Paula Jacques
21/5 – Brasília Cidade Design – Leonardo Pinto de Oliveira

 

Serviço:
A partir do dia 16, todas as terças-feiras, 16h às 18h.
Local: Auditório Buriti no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Inscrições gratuitas pelo e-mail: marcella.godoy@setur.df.gov.br