Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/11/13 às 19h50 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Mané Garrincha abre portas para visitas guiadas

COMPARTILHAR

A ação faz parte do projeto GDF Junto de Você que abriu as portas do Estádio para moradores do DF

Neste fim de semana trezentos moradores de São Sebastião visitaram o Mané Garrincha junto com amigos e família. Eles foram os primeiros cidadãos que participaram da visita guiada promovida pelo GDF Junto de Você, programa que atende aos moradores do DF prestando atendimento médico, odontológico, emissão de carteira de trabalho, CPF e segunda via de documentos.

O programa, além de oferecer serviços e prestar informações à população, vai levar a comunidade para conhecer o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha com tudo de graça. Os passeios serão realizados duas vezes ao dia, o que facilita para as pessoas se programarem para conhecer a arena multiuso.

Quem participou da primeira ação nesse fim de semana de 15 a 17 de novembro conheceu desde o túnel por onde os jogadores chegam ao gramado até a Tribuna de Honra, passando pelos vestiários, bancos de reservas e o gramado.

Nelcy Pereira, 41 anos, se emocionou ao conhecer pela primeira vez o estádio. “Não há melhor coisa no mundo quando realizamos um sonho, seja ele o mais simples que for. Só via o estádio pela televisão e agora estou aqui, feliz de ter o privilégio de entrar nesse magnífico estádio”, festejou Nelcy.

Os moradores saem da cidade em que acontece o GDF Junto de Você em ônibus especial e entram na arena pelo túnel que dá acesso para o gramado. Eles visitam os vestiários e depois fazem o mesmo caminho percorrido pelos jogadores até o campo conhecendo os bancos de reservas, as arquibancadas próximas ao campo e, no fim, a Tribuna de Honra, de onde se pode ver toda a arena do alto, uma vista privilegiada.

Na próxima sexta-feira (22/11) até domingo (24/11), o GDF Junto de Você vai atender às comunidades de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Os moradores que também quiserem conhecer o Mané Garrincha devem fazer uma inscrição no estande da Secopa, que será instalada num local ainda a ser definido. Até dezembro, as cidades de Ceilândia, Planaltina e Gama também vão receber o programa e poderão visitar as instalações donovo Mané Garrincha.

História

Antes de conhecer as dependências, os visitantes têm palestras, exibição de vídeos sobre a fundação, criação e construção do novo Mané Garrincha. Ficam sabendo também que o estádio não é só um local para jogos de futebol. Além de ser um monumento turístico, gera renda e abre novos empregos. De acordo com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), cada evento na arena movimenta, em média, R$ 12 milhões.

Para o secretário Extraordinário da Copa , Claudio Monteiro, um dos objetivos das visitas ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha é democratizar e ampliar o acesso a arena brasiliense, permitindo que as pessoas participem ativamente do processo de formação de identidade do estádio.

“Com essas ações, o Mané Garrincha, além de contribuir na geração de renda e empregos, passa a ser uma ferramenta de transformação social na medida em que os cidadãos começa a integrar e fazer parte dos bens culturais da cidade”, afirmou o secretário.

O vendedor Márcio de Souza, 36 anos, aproveitou a chance e levou a esposa e os filhos à nova arena e recomenda aos moradores das cidades que receberão o projeto. “Foi um passeio diferente para todos nós. Conhecemos lugares do estádio que não foram mostrados para ninguém. Isso é uma forma de incentivar os brasilienses a terem orgulho da cidade. Temos uma obra que é referência de sustentabilidade e com uma arquitetura linda”, elogiou Márcio.