8/03/19 às 9h49 - Atualizado em 8/03/19 às 11h46

Marianne Peretti: a mentora dos vitrais de Brasília

A artista foi a única mulher a fazer parte da equipe do arquiteto Oscar Niemeyer

Apenas uma mulher fez parte da equipe de artistas do arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília: Marianne Peretti. A artista plástica franco-brasileira foi a responsável por adornar os monumentos idealizados por Niemeyer com os vitrais que tanto fascinam moradores e turistas.

A obra mais conhecida da artista está no monumento mais visitado da cidade. São 2.240 metros quadrados de vitrais que compõem os traços de Niemeyer na Catedral Metropolitana de Brasília. Cada um dos 16 vitrais de 30 metros de altura foi desenhado em tamanho natural nas cores azul, verde, branco e marrom.

Marianne Peretti também foi a responsável pela criação dos vitrais do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e do vitral suspenso  nas cores roxo e vermelho que ficam no alto da câmara mortuária do Monumento JK.

As obras da artista plástica também podem ser vistas no Congresso Nacional.  No Salão Verde, está a obra Araguaia feita com superposição de placas de vidro e, no Salão Nobre, o vitral Phasifae. Peretti também foi responsável pelos vitrais da capela localizada no 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados e pelo painel Alumbramento, feito de uma estrutura de ferro e vidro e que foi doado ao Senado em 1978.

A primeira obra da artista em Brasília foi no Palácio Jaburu, residência ofical do vice-presidente da República. Na sala de visitas um painel feito em camadas de vidro e de metal.  A capela do Jaburu também conta com vitrais da artista.

No Superior Tribunal de Justiça (STJ) um exemplo de integração entre  arte e arquitetura. A fachada feita por Marianne se incorporou perfeitamente ao projeto de Niemeyer. No mesmo prédio é possível admirar outra obra da artista: A Mão de Deus, localizada no Plenário do Tribunal.

Esculturas – Além dos vitrais, Peretti também possui esculturas nos pontos turísticos. Uma delas é o pássaro de bronze localizado no Teatro Nacional. O Salão Verde da Câmara dos Deputados também  ostenta um pássaro feito de ferro fundido e laqueado.

Vitral Memorial Juscelino Kubitschek (Foto: Marianne Peretti/Arquivo Pessoal)

Vitral da capela do Palácio do Jaburu. (Foto: Marianne Peretti/Arquivo Pessoal)

Da esquerda para a direita: Marianne Peretti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Oscar Niemeyer, José Sarney e Burle Max (Foto: Marianne Peretti/Arquivo Pessoal)