Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/20 às 16h55 - Atualizado em 28/08/20 às 16h55

Missa campal encerra Agosto de Dom Bosco

COMPARTILHAR

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) encerra oficialmente, neste domingo (30), o Agosto de Dom Bosco com uma missa campal em homenagem ao santo italiano. O local e a data não poderiam ser outros senão a Ermida Dom Bosco e o dia do sonho do padroeiro de Brasília, que em 1883 profetizou uma terra prometida entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério sul, que jorraria leite e mel em meio a riquezas.

 

Mais de 70 anos depois do sonho, Oscar Niemeyer fincaria na Ermida o primeiro monumento da nova capital federal. O local que receberá a missa de encerramento do Agosto de Dom Bosco, a partir das 09h, foi completamente revitalizado em um esforço conjunto entre secretarias e órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento terá transmissão ao vivo pelo Instagram da Setur-DF : linktr.ee/SeturDF

 

Durante todo o mês de agosto, a partir das homenagens ao padroeiro de Brasília, foi realizada uma série de atividades de estruturação e divulgação do turismo religioso, unindo na figura do santo as mais diversas crenças religiosas, como explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Promovemos várias atividades on-line voltadas para mostrar este enorme potencial do turismo religioso, respeitando a pluralidade das manifestações sagradas que tornam Brasília este local tão especial e místico”, afirma.

 

Entre os produtos apresentados pela Setur-DF está o programa Ciclo da Paz, que oferece um roteiro turístico voltado para quem tem interesse em conhecer melhor esta Brasília espiritual. O roteiro foi criado para que os visitantes – e os moradores – possam conhecer os templos e monumentos de fé erguidos na capital federal, de modo a dialogar todas as crenças em torno da imagem da cidade sonhada por Dom Bosco.

 

De acordo com o padre Jonathan de Souza, reitor do Santuário Dom Bosco, que acompanhou de perto a preparação da missa, realizar uma celebração aberta na Ermida é tornar concreto o sonho do santo italiano.  “Precisamos trabalhar para que essa cidade seja a terra prometida, uma cidade do bem e da prosperidade para todos”, disse. “Por isso, celebrar esse sonho de Dom Bosco é também sermos visionários, sonhar com o futuro de uma sociedade melhor”, destaca o padre.

 

Revitalização

Durante 15 dias a Ermida passou por uma revitalização para receber a missa. Foi feita pintura de meios-fios, troca de fechaduras, lavagem do auditório e da capela, que recebeu novos vidros. Foram construídas novas rampas de acesso para pessoas com deficiência, feita a roçagem e poda de árvores. O trabalho foi executado por uma força-tarefa que reuniu vários órgãos, numa ação que economizou cerca de R$ 500 mil aos cofres públicos, com mão de obra direta, como a de socioeducandos do sistema prisional.


A secretária Vanessa Mendonça enalteceu a integração do GDF em mobilizar e trabalhar com as empresas públicas e outros órgãos. Segundo ela, isso faz toda a diferença na recuperação dos monumentos, espaços públicos e parques da cidade. “A Ermida tem uma característica especial, existe uma exploração de ecoturismo, contemplação, náutico e religioso”, disse. De acordo com titular do Turismo do DF, o local é importante para a população e está incluído no roteiro ecumênico da Setur-DF. “A cidade que é boa para sua população também é boa para os turistas”, afirma. Ela aponta, ainda, que o governo está ressignificando o turismo religioso no DF, dando mais estrutura, qualificação e promoção.

 

A superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rejane Pieratti, explica a importância da revitalização do espaço. “A Ermida Dom Bosco é um Monumento Natural, um local que vai além de ser somente para o lazer”, diz. “Importante mostrar para a sociedade que ali é uma reserva de cerrado e que a comunidade precisa fazer sua parte. Não adianta ser apenas revitalizado, é preciso incluir a sociedade para que todos colaborem para evitar que o local seja depredado, já que é um espaço de contemplação para todos”, destacou.

 

 

Serviço

Missa Campal em Homenagem a Dom Bosco

Local: Ermida Dom Bosco  (SEDB – Lago Sul)

Data: 30/08, às 09h

A missa será transmitida ao vivo pelo perfil da Setur no Instagram: www.instagram.com/seturdf