Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/13 às 18h57 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Obra de Athos Bulcão ganhará mais visibilidade no Aeroporto de Brasília

COMPARTILHAR

Painel será restaurado e exposto no Terminal de Passageiros

O Painel do artista plástico Athos Bulcão instalado na Praça de Alimentação do 2º Piso do Aeroporto de Brasília será restaurado e realocado. Por meio de parcerias e contratos, o Consórcio Inframérica, atual gestor do local, pretende destacar a obra tombada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, respeitando a linearidade (130 m de chapas de aço perfuradas e coloridas) e funcionalidade.

O Painel ficará no novo Terminal de Passageiros. A Fundathos, contratada pelo Consórcio Inframérica, será a responsável pela restauração da obra. O trabalho será executado dentro das normas de restauração de obras de arte e dos padrões exigidos pelos órgãos de Patrimônio Histórico. A restauração e conservação do painel no terá o envolvimento da Procuradoria do Meio Ambiente do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e da Subsecretaria de Patrimônio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Athos Bulcão foi um dos artistas que compôs o grupo de mestres da arquitetura e urbanismo convidados por Juscelino Kubitschek para dar vida à cidade. Suas obras, principalmente em azulejos, estão espalhadas em dezenas de prédios institucionais, no Parque da cidade, nas quadras do Plano Piloto, além do Aeroporto de Brasília.

Figura importante na história da capital brasileira, Athos será homenageado também na programação do aniversário de Brasília deste ano. Até o dia 21 de abril, o Shopping Boulevard apresenta uma exposição de 18 painéis que apresentam as principais criações de Bulcão na cidade. Na seleção das obras, realizada pela Fundação Athos Bulcão, estão trabalhos que ornamentam o Congresso Nacional, a Igrejinha da 307/308 Sul, o Aeroporto Internacional de Brasília, Catedral de Brasília, Parque da Cidade, Torre de TV, Palácio do Itamaraty, entre outros.

Para complementar a programação, no dia 20 de abril a Fundação Athos Bulcão irá realizar duas oficinas de painéis de azulejos. Essas atividades são gratuitas. Vão acontecer às 11h e às 16h, com vagas limitadas. O material a ser usado pelos participantes, com um limite de vinte por turma, será disponibilizado também pela Fundação.