Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/13 às 13h02 - Atualizado em 28/08/13 às 18h40

Ônibus executivo no aeroporto vai ampliar rota

COMPARTILHAR

A partir de 2014 linha incluirá também o terminal 2

No começo de 2014, a TCB irá ampliar a linha 0.113, que sai do terminal 1 do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek e passa pela área central de Brasília, incluindo o terminal 2 na rota. O ônibus executivo do aeroporto tem sido uma boa alternativa para turistas e brasilienses que chegam e saem da cidade.

Desde que iniciou sua operação, em 29 de abril de 2011, até julho deste ano, o ônibus executivo já transportou 334.321 passageiros. Com tarifa de R$ 8 e diferenciais como ar-condicionado e internet Wi-Fi, a linha comandada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), possui cinco veículos, dos quais três circulam e dois são reservas.

De volta da viagem de férias no Paraná, o engenheiro Edson Cardado, 39 anos, que já utiliza o ônibus executivo no Sudoeste, decidiu testar a linha 0.113. “É bem mais confortável e o preço é interessante. Em minhas viagens, às vezes eu desembarco no terminal 2, então, se esse ônibus começar a circular por lá, certamente vou utilizá-lo”, garante o engenheiro.

O advogado Haroldo Silva, 61 anos, que mora em Miami (EUA), viaja para Brasília a trabalho, em média, oito vezes por ano. E sempre recorre ao ônibus executivo do aeroporto. “Me sinto muito mais confortável, pago menos e ainda aprecio a paisagem. Prefiro o ônibus aos táxis, que ainda não estão à altura da capital do país”, afirma Haroldo.

Percurso

O ônibus executivo sai do Aeroporto Internacional de Brasília e passa pelos principais pontos da área central da cidade, entre eles Esplanada dos Ministérios, setores hoteleiros Sul e Norte e Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A linha 0.113 funciona de segunda a sexta-feira das 6h30 até meia noite, e aos sábados, domingos e feriados das 6h30 às 23h.

Os veículos saem da plataforma inferior, em frente ao desembarque doméstico, a cada 30 minutos. O percurso é de 34,53Km e dura, em média, 1h10. Durante as obras de duplicação do viaduto de desembarque, que iniciou em 1º de julho e segue até dezembro, o ponto de embarque será transferido para o local de desembarque internacional, com a devida sinalização.

Segundo o presidente da TCB, Carlos Alberto Koch, a expectativa é que o serviço no terminal 2 seja temporário. “Em reunião com a Inframerica, administradora do aeroporto, vimos que as companhias aéreas que hoje funcionam no terminal 2 serão transferidas para o terminal 1 até o fim de 2014. Portanto, nossa atuação no terminal 2 será temporária”, explica Koch.