Saiba os que os órgãos recomendam para os viajantes
A Secretaria de Turismo do DF acompanha junto ao Governo do Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do DF, o Ministério do Turismo, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde as recomendações e medidas sobre o coronavírus para o setor do turismo.
Até o momento, o Ministério da Saúde orienta que viagens para o exterior sejam realizadas somente em casos de real necessidade.
Viagens domésticas
A recomendação para pessoas que realizem viagens domésticas, ou seja, dentro do país, é que monitorem seu estado de saúde, principalmente nos 14 dias após o retorno.
Em caso de sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar, a orientação é procurar um médico ou uma unidade básica de saúde e informar o histórico de viagens.
De acordo com o Plano de Contingência da Secretaria de Saúde do DF, se o passageiro tiver definição de caso suspeito ainda no aeroporto, mas em bom estado geral, serão coletadas amostras e encaminhadas ao Lacen. O caso será notificado e a pessoa levada para casa em transporte do corpo de bombeiros.
Os casos suspeitos e com indicação de internação hospitalar deverão ser removidos pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital de Base de Brasília, e atendidos na área exclusiva, isolada e preparada para o atendimento dos casos suspeitos, evitando o contato com outros usuários.
Viagens internacionais
Para turistas que desembarcam do exterior e não apresentam sintomas, recomenda-se o isolamento domiciliar voluntário por sete dias após o desembarque.
Para turistas que desembarcaram no Brasil de viagens internacionais e apresentem sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar, a orientação é se manter em isolamento e ligar para a ouvidoria do SUS – telefone 136 –, ou procurar uma unidade de saúde para informar o histórico de viagens e receber instruções de como proceder.
Medidas preventivas no Aeroporto de Brasília
A Inframerica adota uma série ações e orientações para a prevenção de coronavírus (COVID-19). As operações aéreas no terminal ocorrem normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário. Os funcionários que apresentem sintomas da doença estão sendo dispensados.
O Centro de Controle Operacional do Aeroporto está monitorando em tempo real voos e usuários. Qualquer suspeita ou comunicado de passageiros com sintomas da doença, é acionado o protocolo de ações orientado pela ANVISA.
O Aeroporto possui um posto médico exclusivo, equipado com duas equipes completas (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista socorrista) e que funciona 24h. Além da enfermaria, duas ambulâncias estão à disposição para encaminhamentos de emergência a hospitais da capital federal.
O Aeroporto de Brasília orienta os passageiros para não viajarem se estiverem com suspeita da doença e alerta que, caso estejam viajando com febre e tosse seca, informem a tripulação dos sintomas. É importante contatar a companhia aérea para que o atendimento seja feito cumprindo as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Facilitação da remarcação de viagens
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) lançou uma campanha para incentivar o turista a adiar seus planos de viagem. A instituição já trabalha junto aos fornecedores de passagens e hospedagens para que sejam facilitadas as remarcações ou o reembolso de passagens sem custo aos passageiros que decidirem não viajar neste momento.
Medidas de prevenção/cuidados para o turista
Lave as mãos com frequência, com água e sabão ou use álcool em gel;
Não compartilhe objetos de uso pessoal;
Evite tocar olhos, nariz e boca sem as mãos higienizadas;
Proteja boca e nariz se for espirrar;
Evite aglomerações e ambientes fechados;
Mantenha ambientes bem ventilados;
Evite viajar com febre;
Se passou mal durante o voo, informe a tripulação;
Após o desembarque, informe o histórico de viagem.
Veja as orientações gerais do Ministério da Saúde
Independentemente de ter ou não histórico recente de viagens nacionais ou internacionais, o Ministério da Saúde lista uma série de recomendações de reforço da higiene para evitar a proliferação do coronavírus, para toda a população.
Em casos suspeitos, o GDF disponibiliza equipes volantes para fazer o exame onde a pessoa estiver. Se apresentar tosse, febre e dificuldade para respirar ligue: 190, 193 ou 199.