9/12/20 às 19h25 - Atualizado em 18/12/20 às 18h11

Pelo segundo ano consecutivo, Setur é exemplo de transparência e recebe prêmio da Controladoria-Geral

Em meio à enxurrada de denúncias de desvios de verba, de mau uso do dinheiro público e da falta de transparência que mancharam as gestões públicas de outras unidades da federação durante a pandemia de Covid-19, Brasília está no caminho certo e recebeu uma ótima notícia.

O Governo do Distrito Federal atingiu quase que 100% de transparência.  A constatação é feita pela Controladoria-Geral, que premiou na manhã desta terça-feira (8/12) os representantes de repartições públicas pela conquista.

A Secretaria de Estado de Turismo do DF estava entre os 77 órgãos com maior lisura e transparência e que, por isso, receberam a honraria denominada Índice de Transparência Ativa. A premiação está em sua quinta edição.

Quem teve à incumbência de receber o prêmio juntamente com o troféu foi a titular da Vanessa Mendonça.  Apesar de a cerimônia ser simples, já que a entrega ocorreu com pouca gente numa sala no 12º andar do anexo do Palácio do Buriti, em virtude da iminente segunda onda da doença, Vanessa destacou a importância do prêmio que acabara de conquistar.

“Isso é fruto de um reconhecimento. É o resultado do dia-a-dia de toda a nossa equipe. Traz um resultado à nossa população que se soma aos esforços do governo para melhorar cada vez mais o atendimento a nossa comunidade. Deixo aqui votos de cada vez mais união e esperança para a nossa cidade, porque tenho certeza de que, com esse trabalho integrado, vamos atingir nossas conquistas”, destacou Vanessa Mendonça.

Num gesto simbólico, Vanessa recebeu o troféu das mãos do pequeno Gabriel Martins, de oito anos, filho controlador-geral, Paulo Martins, que tornou mais emocionante a entrega. “Se eu soubesse que era você quem estava aqui, já teria vindo muito antes. Gente, que gracinha”, disse ela ao garoto. Em outro gesto de descontração, Vanessa tornou a agradecer ao menino: “Parabéns pelo seu trabalho. Hoje você está trabalhando muito”.

Um dos critérios avaliados pela banca do prêmio foi a ferramenta que os órgãos utilizaram para dar transparência às suas atividades, como contrato, licitações, oferecimento de benefícios, apoios. Isso tem ocorrido de diversas formas neste governo, entre elas, por meio de sites e redes sociais. Todas as 77 repartições, como secretarias, administrações regionais, empresas públicas, forças de Segurança Pública, administrações, atingiram 100% da avaliação. É o que garante a Controladoria.

Esta é a segunda vez que a Secretaria de Turismo recebe o Prêmio Índice de Transparência Ativa da Controladoria-Geral do DF. Assim como neste ano, em 2019, a pasta de Vanessa Mendonça também obteve 100% de avaliação, atingindo nota máxima em todos os quesitos. Então, que venham os próximos anos, os próximos prêmios. E que o trabalho continua assim: profícuo e transparente.