Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/11/13 às 14h10 - Atualizado em 25/11/13 às 19h57

Brasília pronta para Gymnasiade 2013

COMPARTILHAR

A capital de todos os brasileiros se transforma em um colorido de nações. As cores da competição já podem ser vistas pelo Eixo Monumental, Setor Hoteleiro Sul e Norte e locais das competições

O Governo do Distrito Federal investiu R$7 milhões em reformas e reestruturação das quatro praças esportivas que serão palco das disputas da Gymnasiade. São eles: Ginásio Nilson Nelson, Centro Esportivo Ayrton Senna, Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros (CECAF). Nesta segunda-feira (25), desembarcam no aeroporto Juscelino Kubitschek (JK), as quatros primeiras delegações que participarão dos Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2013 a partir das 17 h.

A capital federal é sede da edição deste ano que reunirá 1,7 mil participantes de mais de 35 países. Os atletas competirão entre os dias 28/11 a 3/12.O investimento feito ficará de legado para a cidade.

As cores da competição já podem ser vistas enfeitando o Eixo Monumental, Setores Hoteleiros e locais de prova. A solenidade de abertura é restrita a convidados: atletas e técnicos participantes, alunos da rede pública e privada de ensino, alunos dos Centros Olímpicos e autoridades. As delegações previstas para chegar nesta segunda são da Bulgária, Bélgica Francesa, Bélgica Flamenga e Turquia. As equipes seguem direto para os hotéis oficiais do evento. O fluxo maior de chegada está previsto para terça e quarta. O mascote Gymi fará a recepção dos atletas.

A programação oficial começa na quinta-feira (28) com Reuniões Técnicas por modalidades pela manhã, no Centro de Convenções e a Cerimônia de Abertura se inicia às 16h, no Ginásio Nilson Nelson.

As competições começam na sexta (29/11) com os torneios de atletismo e caratê no CCAEF (Corpo de Bombeiros); de Ginástica Artística no Ginásio Nilson Nelson; de Ginástica Aeróbica, Rítmica e Xadrez no Centro de Convenções e de natação no Complexo Cláudio Coutinho. A entrada para o público é gratuita.

A Gymnasiade é realizada a cada quatro anos pela ISF, a Federação Internacional de Esporte Escolar, e reúne os melhores alunos-atletas do mundo na faixa etária de 15 a 17 anos. Em sua 15ª edição, esta é a primeira vez que a América Latina e o Brasil sediam o torneio.

Confira a programação de jogos e mais informações no site oficial do evento – www.brasilia-gymnasiade2013.com – e na Fan Page – Gymnasiade Brasília 2013.

Credenciamento para Imprensa

Os meios de comunicação que desejem acompanhar a competição devem se cadastrar por meio do email credenciamento.gym@gmail.com com nome e função dos profissionais. O Centro de Mídia, responsável pela produção e divulgação de conteúdo, estará localizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães a partir de quarta-feira (27).

A cerimônia de abertura ocorre, na quinta-feira às 16h, no Ginásio Nilson Nelson e é necessário um credenciamento anterior por questões de logística. O acesso da Imprensa ao Ginásio Nilson Nelson na abertura será feito exclusivamente pelo Portão 7, área Verde, onde haverá a entrega da pulseira de identificação distribuída de acordo com a lista de profissionais e veículos credenciados anteriormente.

O acesso a imprensa aos locais e a abertura será feito mediante apresentação funcional e/ou identificação do veículo de comunicação. Nas praças esportivas haverá uma sala de imprensa com voluntários, para atender as demandas da mídia, tais como informações sobre resultados, programação e acesso aos atletas para entrevistas.

Veja os investimentos feitos

No Ginásio Nilson Nelson, que recebe o torneio de Ginástica Artística, foram feitos reparos nos vestiários e banheiros, pintura externa e interna, sistema de drenagem no acesso entre o túnel e a tenda, troca de corrimãos e cadeiras das tribunas, melhoria da iluminação e reforma do telhado.

Já o Complexo Aquático Ayrton Senna, recebeu reformas nos banheiros e vestiários, troca e limpeza do piso das piscinas, pintura das arquibancadas e construção do bicicletário.

O Complexo do Corpo de Bombeiros (CECAF), por sua vez, foi construída uma pista de aquecimento para o atletismo e um bicicletário, além do fortalecimento dos corrimãos das arquibancadas. O espaço recebe os torneios de atletismo, judô e karatê durante a Gymnasiade 2013.

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães será montado a estrutura provisória para as competições da Ginástica Rítmica e Aeróbica. O refeitório oficial do evento e as salas de trabalho do Comitê Organizador também estão sendo finalizados nos pavilhões do Centro de Convenções.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS CREDENCIAIS PARA IMPRENSA:

Flávia Rezende – 9248-0299/ 9145-9699/88*88772

Pollyanna Pádua – 62.9169.8472 / 9003*1703

*Com informações da Secretaria de Esporte