Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/13 às 19h17 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Projeto “Brasília de Todos os Cantos” reúne artistas locais na Ceilândia

COMPARTILHAR

No próximo final de semana, os artistas da Capital Federal se unirão para mostrar a diversidade cultural característica da cidade. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, nove bandas locais se apresentarão na quinta edição do projeto “Brasília de todos os cantos”. A intenção é dar visibilidade às bandas independentes brasilienses e proporcionar momentos de descontração para a população.

Os shows acontecerão na praça da Feira Central, na Ceilândia. No sábado, as atrações começam às 17h ao som das bandas o modo dos moldes (dança performática), Lene Matos (MPB), Gérson Deveras (Alternativo), Vassoura Elétrica (Blues), Ciclone na Muringa (Alternativo) e Alínea 11 (Reggae).

No domingo, a abertura será um pouco mais cedo, às 16h. O segundo dia terá como atrações Henrique Silva (Alternativo), Casacasta (Samba Rock), Beladita Maldona (Rock) e Jazahu (Rap). Além dos shows, durante o evento estarão disponíveis para a comunidade: Feira de Artesanato e brinquedos para crianças.

História

O projeto foi idealizado pela banda Jazahu em parceria com as bandas Alínea 11, Beladita Maldona, Casacasta, Ciclone na Muringa e Vassoura Elétrica, com o intuito de divulgar, promover e expandir o trabalho de bandas autorais e independentes. O projeto materializou-se em um CD contendo 12 faixas, sendo 2 faixas para cada banda.

No intuito de promover a coletânea, foi realizado o evento de lançamento desta em Planaltina pela banda Jazahu. Foi um dia de festa e muita arte, no qual participaram também alguns artistas iniciantes da cidade. Daí surgiu a idéia de levar o evento para outras cidades, e o segundo local foi o Gama, casa das bandas Vassoura Elétrica e Ciclone na Muringa, que lideraram a produção do evento.

Em 2012, o projeto foi agraciado com o apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e pôde alçar voos maiores. Encabeçado pela produtora CenAtiva Produções, o evento cresceu no formato, abrangendo um edital para artistas iniciantes de cada cidade, feira de artesanato, brinquedos infantis gratuitos e oficinas de capacitação na área artística e de produção cultural, também gratuitas para a comunidade. A ambição do projeto é peregrinar por todas as Regiões Administrativas do DF, levando a arte de todos os cantos e para todos os cantos, descobrindo o que há de bom na cidade.