30/08/13 às 19h41 - Atualizado em 30/08/13 às 21h15

Secretaria apresenta balanço de ações para o Condetur

Dados apontam metas superadas nos primeiros seis meses do ano

As ações de desenvolvimento de Brasília como destino turístico foram a principal pauta da 32ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur), nesta quinta-feira (30), quando o secretário-adjunto de Turismo, Geraldo Bentes, apresentou aos conselheiros o balanço semestral da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).

“Superamos algumas metas e estamos caminhando bem para superar outras. Estamos fazendo um grande trabalho e, com o apoio do Conselho, vamos mudar a cara do Turismo de Brasília. Foi um ano proveitoso e tem sido uma gestão transformadora para a história do setor em Brasília”, disse Bentes.

A apresentação englobou um acompanhamento dos índices propostos no Planejamento Estratégico da Setor, projeto idealizado em 2011 com prazo de conclusão para 2014. Entre eles, a ideia de mudar o olhar que os visitantes e moradores têm sobre a cidade.

Para isso, foram planejadas nove ações promocionais da Capital Federal, em âmbito nacional e internacional. De acordo com o quadro, a Setur-DF superou a meta com a realização de 14 atividades do gênero, atingindo, principalmente, lugares como São Paulo, Minas Gerais e Goiânia, além de Estados Unidos, Argentina e parte da Europa, lugares considerados prioritários por conta do grande número de emissão de visitantes para o Distrito federal.

O tempo de permanência dos turistas na cidade também aumentou de dois para três dias, incrementando o impacto na economia local e beneficiando áreas como a hotelaria e restaurantes.

“Somente na Copa das Confederações, registramos uma taxa de ocupação hoteleira de 86% no fim de semana do jogo entre Brasil e Japão, fora os ganhos reais em receita deixada pelos torcedores, atletas e delegações”, lembrou o secretário-adjunto.

O número de desembarques na cidade também já superou o montante calculado no ano passado. Só no primeiro semestre de 2013, cerca de dois milhões de pessoas chegaram em Brasília, seja para participar de feiras, eventos, para lazer ou para conexões com outras cidades. Em 2012, o balanço apontou, aproximadamente, um milhão e novecentas mil desembarques.

“São conquistas coletivas que contaram com a participação de cada um de vocês, por isso, cabe um agradecimento pelo esforço conjunto e o desejo de que continuemos nessa sintonia”, salientou a subsecretária de Políticas de Turismo da Setur-DF, Ariádne Bittencourt.

O Conselho é formado por representantes das principais atividades relacionadas ao Turismo e se reúne mensalmente para deliberar e propor novas medidas para o desenvolvimento do setor junto ao Governo do Distrito federal, representado pela Secretaria de Turismo. Neste balanço, os integrantes também fizeram questão de manifestar a satisfação com o trabalho realizado.

“Só temos a agradecer, pois vocês nos colocam em uma posição de contrapartida que nos permite participar ativamente dessas conquistas”, disse o conselheiro Newton Garcia.

“Os números são incontestáveis. A gente fica orgulhoso de ter avançado. O Condetur foi, praticamente, recém-lançado e a gente está no caminho certo para construir o melhor”, completou Plínio Rabello.