Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/20 às 17h06 - Atualizado em 21/10/20 às 17h11

Secretaria de Turismo vai lançar plataforma de qualificação para taxistas

COMPARTILHAR

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, acompanha posse da nova diretoria do Sinpetaxi, ao lado do vice- governador, Paco Britto, do Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, do Secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, e do Subsecretário de Serviços da Secretaria de Transporte e Mobilidade, José Ricardo Grosso.

 

Ferramenta oferecerá cursos online sobre história de Brasília

 

Qualificar os motoristas de táxi para que eles possam ser um agente de promoção de Brasília como destino turístico, além de sede administrativa. Com essa proposta, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal vai lançar em novembro uma ferramenta de capacitação profissional direcionada aos profissionais do segmento de transporte, que são os primeiros a receber os turistas que chegam pela mais importante porta de entrada da Capital Federal.

 

Nesse sentido, a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, prestigiou a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Permissionários e Motoristas Auxiliares de Táxis do DF, realizada nesta quinta-feira (01), no Ponto de Apoio dos Taxistas do Aeroporto Internacional de Brasília.

 

O evento contou com a presença do vice-governador do DF, Paco Britto, da Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, do Secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro Silveira, do Secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, e do Subsecretário de Serviços da Secretaria de Transporte e Mobilidade, José Ricardo Grosso. “Nosso governo e a nossa secretaria trabalha por um único propósito que é promover Brasília como importante destino turístico. E quero dizer que os melhores cartões de visitas da cidade são os senhores, que representam o primeiro contato que o visitante tem com a cidade”, ressaltou Vanessa.

 

Segundo o presidente reeleito do Sinpetáxi para o período 2020-2024, Suéd Silvio Sousa, representantes do sindicato estiveram reunidos com a Secretaria de Turismo para trabalhar formas de parceria que ajudarão o setor para que volte a crescer. “A Secretária nos recebeu muito bem, deixou portas abertas e propôs cursos de qualificação para os taxistas.” O objetivo é transformar o taxista em um parceiro do Turismo.

 

Em seu discurso na solenidade de posse, Suéd também falou sobre a luta da categoria nesse novo período de concorrência com empresas multinacionais que oferecem serviço de transporte por aplicativo. Segundo ele, que representa 4 mil profissionais que atuam como permissionários e motoristas auxiliares, o serviço de táxi está em queda livre e são necessárias mudanças e modernização que precisarão do auxílio do governo.

 

Ele também reconheceu a presença dos dirigentes do GDF: “Nunca houve um governo que entendesse os pleitos dos taxistas como esse. Em 2016, não veio nenhum representante. Já agora, em 2020, temos o vice-governador, a Secretária de Turismo, o Secretário de Mobilidade”, ponderou.

 

O vice-governador, Paco Britto, destacou a luta do Sinpetaxi para conseguir melhorias para a categoria. Ele lembrou que esse é um dos sindicatos mais antigos de Brasília e falou sobre os avanços proporcionados por essa gestão do GDF, como a reforma do Ponto de Apoio aos Taxistas do Aeroporto, que também funciona como sede do sindicato.

 

O local, que antes era um galpão com chão de terra, agora, tem estrutura com banheiros com acessibilidade, consultório médico e sala de reunião e de descanso, além de Ponto de Encontro Comunitário e um espaço para lazer. “Junto com a nova diretoria nós vamos trabalhar para mais. Isso é respeito e dar dignidade àqueles que transportam não só a população de Brasília, mas também as pessoas que vêm de fora”, declarou.

 

Qualificação

Dentro do tripé que sustenta a proposta da Secretaria de Turismo – Planejamento, Estruturação e Qualificação -, a pasta vai lançar em novembro uma plataforma digital para capacitar os taxistas como parceiros do turismo. O curso, que poderá ser acessado também por dispositivos móveis, traz informações e curiosidades sobre a história de Brasília, como quem foi o urbanista Lúcio Costa, responsável pelo formato de avião da cidade, ou Oscar Niemeyer, o mestre da arquitetura que colocou Brasília como uma das cidades mais modernas no mundo.

O conteúdo será aplicado em módulos e terá a duração de 30 dias. A expectativa é que após o lançamento, com apoio de instituições parceiras, sejam oferecidas também aulas de idiomas. A previsão é que até novembro, a plataforma digital será finalizada.

 

Leia também...