Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/13 às 17h07 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Setur-DF e UnB apresentarão os primeiros resultados do Observatório do Turismo

COMPARTILHAR

Autoridades do setor e pesquisadores convidam a imprensa para encontro no CCUG, nesta terça-feira (9)

Amanhã, dia 9 de abril, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) apresentarão a primeira análise do cenário do DF realizada a partir dos dados coletados pelo Observatório do Turismo. O encontro terá o formato de um brunch com os jornalistas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 11h.

O documento a ser apresentado trará informações sobre o impacto direto e indireto causado pelo setor sobre a economia da cidade. Utilizando dados secundários como pontos de partida, o trabalho apresenta os índices de empregos gerados pelas principais Atividades Características do Turismo no DF, bem como a demanda por transporte aéreo e rodoviário, o crescimento dos meios de hospedagem e do setor de alimentação, além da tendência de ampliação e o potencial a ser explorado pelo Turismo local.

Para apresentar os dados, a ocasião terá a presença do secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves, da subsecretária de Políticas de Turismo da Setur-DF, Ariádne Bittencourt, do diretor do CET/UnB, Neio Campos e da coordenadora do estudo, Maria de Lourdes Rollemberg Mollo. Após a análise, o grupo ficará à disposição para responder eventuais dúvidas.

O Observatório do Turismo é o primeiro instrumento de pesquisa e monitoramento criado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal para coletar e estudar dados específicos do setor. É o terceiro iniciado no Brasil no modelo de gestão participativa, que tem sido tendência crescente nos órgão de Turismo do país. As primeiras pesquisas e interpretações foram possíveis graças a um contrato firmado com o CET/UnB após licitação, realizada em 2011. O projeto é uma resposta a demanda antiga do setor. Todo o processo foi acompanhado e validado junto ao Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal, integrado por representantes do trade e da administração pública.

Ao longo do primeiro ano de trabalho, o Observatório do Turismo reuniu administradores e autoridades de todas as Regiões Administrativas em oficinas conjuntas a fim de conhecer a realidade de cada ponto do DF. Também foi iniciado o procedimento de inventário turístico em algumas regiões, método pelo qual será possível levantar o potencial de criação de novos roteiros e atrações que democratizem as atividades turísticas de forma homogênea.

“Saberemos o perfil exato do nosso visitante, o que ele procura aqui, quanto deixa em lucros para a economia local e quanto tempo fica. Assim, poderemos atender à expectativa do turista e das empresas que trabalham com as atividades relacionadas ao Turismo. É um trabalho inédito e de suma importância para nos planejar para os próximos anos”, afirma o secretário de Turismo.

A partir do primeiro produto finalizado pela equipe técnica da Setur-DF e CET/UnB, serão gerados dados cada vez mais aprofundados e direcionados a subsidiar a criação de políticas públicas, de mercados prioritários e a definição de investimentos, tanto por parte da administração pública quanto da iniciativa privada.