Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/13 às 15h12 - Atualizado em 11/10/17 às 16h45

Setur-DF participa da FTN em Florianópolis

COMPARTILHAR

Secretaria de Turismo do Distrito Federal apresentou o destino Brasília, esta semana, na segunda edição do Fórum de Turismo de Negócios

Após atrair um significativo público para Brasília, a Feira de Turismo de Negócio (FTN), que passou a ser itinerante, voltou para Florianópolis nesta semana, para sua segunda edição deste ano. A Capital Federal foi um dos destinos representados. Para a ocasião, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) preparou uma divulgação baseada nas características de negócios, eventos e lazer.

“Estamos preparados para receber todo tipo de eventos. Temos infraestrutura, com um dos maiores centros de convenções da América Latina, além de termos alternativas de turismo de lazer que complementam o mercado do turismo de eventos”, explicou a diretora de Promoção de Eventos da Setur-DF, Isabel Toschi.

O Fórum iniciou com capacitações, seguido da feira de negócios. O evento recebeu caravanas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, além da participação de países da América do Sul e do México.

“A Secretaria de Turismo acredita no trabalho do agente de viagem e por isso apoia o trabalho deles, investe na qualificação desses profissionais, expondo e divulgando seus serviços e atrativos turísticos em eventos de turismo e em veículos de comunicação segmentados”, ressaltou Toschi.

Comunicação – Na edição do primeiro semestre de 2013, em Brasília, a Setur-DF aplicou uma pesquisa que teve por objetivo listar o hábito de acesso às informações sobre destinos. Os resultados ajudarão a definir linhas estratégicas de comunicação com este público.

As respostas mostraram que o meio de comunicação mais utilizado pelos participantes da FTN são as páginas específicas na internet, com 44%, enquanto que os demais meios de comunicação possuem igualmente 14%, grupo que inclui as Revista e livros especializados, Guias da cidade, Materiais impressos de distribuição gratuita e Jornais.

Os sites de notícias especializados em turismo lideram os mais buscados quando o assunto é restrito à internet (22%), entretanto com quase o mesmo percentual estão as páginas de órgãos oficiais de turismo (21%), e em seguida os sites de busca em geral (19%), as redes sociais (16%), os sites de agência de viagens que representam 12% das consultas na internet.

O estudo apontou que a FTN reúne profissionais da educação, setor financeiro, consultoria e pesquisa, tecnologia, artesanato, comunicação, produção cultural e eventos, que representam 37% do público. Entre aqueles que trabalham diretamente com o Turismo, 45% são agentes e 12% são operadores.

Dos entrevistados, 29% buscam informações sobre os atrativos turísticos e 28% sobre os serviços básicos para o turista (hotéis, restaurantes, localização, CAT'S e outros). Ainda nessa linha, 17% busca informações sobre a agenda cultural do destino pretendido e ainda 26% responderam que se interessam por outras informações.

Perfil – Durante a feira na Capital Federal, o maior número de participantes foi de Minas Gerais – 36% (Belo Horizonte, Contagem, Bentim, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana, Ribeirão das Neves), Distrito Federal – 29%, seguido do Goiás- 20% (Goiânia), estados estes mais representativos na emissão de turistas para o destino Brasília.