Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/04/13 às 20h44 - Atualizado em 2/04/13 às 22h00

Setur-DF participará de capacitação para voluntários da Copa

COMPARTILHAR

Aspectos históricos e políticos da Nova Capital e do Brasil serão destacados na formação

O curso de formação do Programa Brasil Voluntário, coordenado pelo Ministério do Esporte, já começou a ser ministrado por meios virtuais. Para oferecer um treinamento mais específico às 1.350 pessoas que atuarão na Copa das Confederações em Brasília, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) irá colaborar com a oferta de materiais de apoio e com conteúdo que servirão como base para a apresentação da cidade aos turistas do evento. A abordagem escolhida destacará os aspectos histórico e cívico da Capital Federal em um contexto de estabilização políticas.

A construção da Nova Capital, a valorização do Estado democrático de direito e a disposição dos monumentos de Brasília de forma a reverenciar harmonicamente os Três Poderes serão os principais tópicos trabalhados pela equipe da Setur-DF. “Muitos sabem de maneira superficial a história brasileira. Somos um país jovem, que tem uma passagem importante pelo Brasil Colônia, a ditadura, até chegar à liberdade política. A cidadania é uma conquistas dos brasileiros e Brasília é uma grande demonstração do resultado de tudo isso”, explicou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

O conteúdo será oferecido em palestra presencial, a convite do Ministério do Esporte e da Universidade de Brasília (UnB). Além do encontro com os formandos, a Setur-DF, em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa em Brasília, forneceu o conceito e a arte dos mapas de localização que servirão de apoio aos voluntários e visitantes. O material também terá informações de serviços fundamentais, tais como pontos de metrô e linhas de ônibus.

Neste momento, os voluntários participam da formação em idiomas, realizada pela internet. O aproveitamento do conteúdo é avaliado por meio de testes online. O prazo para finalizar as disciplinas de inglês e espanhol segue até 13 de abril.