Brasília ganhou dois totens de sinalização turística em homenagem ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Eles estão instalados no Eixo Monumental, próximo à Catedral Militar Rainha da Paz, e na saída da ponte JK, próxima ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com a finalidade de chamar a atenção da população para essa importante conquista da capital federal, que completou 30 anos em 2017.
Os totens de 7 metros por 70 centímetros, com inscrições em português e inglês, compatibilizam com a inserção de Brasília à Rede de Cidades Criativas do Design, selo também concedido pela Unesco, que permite o intercâmbio com outras metrópoles do mundo que, assim como a capital, identificaram a criatividade como motor de desenvolvimento urbano, sustentável e econômico de um destino turístico.
“A intenção da instalação dos totens é demarcar aos moradores e turistas a área tombada e também relembrar esse importante inédito título conquistado por Brasília, quando tinha apenas 27 anos, sendo motivo de orgulho da cidade e do país”, ressalta o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena.
A iniciativa foi realizada em parceria entre Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, Secretaria de Cultura e Secretaria de Gestão do Território e Habitação, com a cooperação internacional da Unesco e a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN). O consultor Luis Sardá é o responsável pelo desenho das colunas.