Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/11/19 às 14h43 - Atualizado em 29/11/19 às 11h07

Troca da Bandeira terá programação especial neste domingo (1º)

COMPARTILHAR

Marinha do Brasil irá realizar o último bandeirão de 2019

Foto Luís Tajes/Setur-DF

 

O último Bandeirão de 2019 acontecerá neste domingo (1º), às 9h, na Praça dos Três Poderes. Com parceria da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, o evento, organizado pelo Ministério da Defesa, contará com atrações da Marinha do Brasil, novidades e oferecerá à população diversos serviços. Para completar a festa, a Secretaria de Turismo vai levar o clima natalino para a Troca da Bandeira. O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Casa de Chá vai se transformar na Casa do Quebra-Nozes no projeto “Natal na Praça” e o Papai e Mamãe Noel estarão presentes para receber a criançada.

 

Entre as novidades que vão marcar o último Bandeirão de 2019, estão a oficina de robótica que o Sesi vai oferecer e a presença da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A associação está completando 20 anos e representar o setor da agricultura no evento. Para comemorar, serão distribuídas camisetas de algodão e algodão doce.

 

Foto Luís Tajes/Setur-DF

“É uma alegria realizar a última edição da cerimônia depois de um ano tão positivo. Alcançamos um público de 6.000 pessoas e queremos expandir cada vez mais o bandeirão. Tudo isso só é possível graças às parcerias sólidas que agregaram valor ao evento. Somos a Capital do nosso país e por isso oferecemos essa experiência única que é a Manhã Cívica todo o primeiro domingo do mês”, destacou a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.

 

A ação ainda contará com a parceria o Sistema Fecomércio e da Caesb. O público que comparecer poderá conferir os painéis com histórias da Marinha do Brasil, maquete da Estação Antártica Brasileira e de embarcações, exposição de veículos e equipamentos militares e um telão para projeção de filmes. O hino da bandeira será executado com cantores líricos e a Banda Marcial se apresentará.

 

O Sesc irá levar para a Praça dos Três Poderes o show do Eduardo e Banda após a solenidade da Troca da Bandeira. A população terá acesso à orientação sobre Sexualmente Transmissíveis (DSTs), orientação odontológica e aferição de pressão.  Além disso, o público vai poder treinar o equilíbrio no slackline e se divertir na cama elástica, pedal kart, críquete, golzinho, pingue-pongue e pebolim. Também serão oferecidas oficinas de desenho e brincadeira retrô, além da pintura de rosto e da biblioteca volante BiblioSesc.

 

“O Sesc-DF está muito satisfeito com o crescimento do evento da Troca da Bandeira. A parceira da Fecomércio-DF com a Secretaria de Turismo tem propiciado que eventos como a Troca da Bandeira possam crescer neste ritmo e leva o Turismo Cívico para milhares de pessoas na nossa capital”, destaca Marco Tulio Chaparro, diretor regional do Sesc no Distrito Federal.

 

Já o Senac irá proporcionar a população serviço de auriculoterapia – técnica de acunputra que utiliza pontos localizados na orelha, massoterapia, penteado com tranças e podologia. Também estarão disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada.

 

Veja a programação completa:

 

Atrações:

Desfile Militar

Painéis com a História da Marinha do Brasil

Telão para Projeção de Filmes

Maquete da Estação Antártica Brasileira

Maquetes de Embarcações

Exposição de Veículos e Equipamentos Militares

Hino Nacional

Salva de 21 Tiros

Hino da Bandeira com Cantores Líricos

Banda Marcial

 

Atrações do Sesc:

Show Musical com Eduardo e banda

Slack Line

 Cama Elástica

Pedal Kart

Críquete

Golzinho

Pingue-Pongue

Pebolim

Oficinas de Desenho

Pintura de Rosto

Oficinas de Brincadeiras Retrô

Orientação Odontológica

Aferição de Pressão

Orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs

Biblioteca Volante BiblioSESC

 

Atrações do Senac:

Auriculoterapia

Penteado com tranças

Massoterapia

Podologia

 

Atrações e serviços da Secretaria de Turismo:

Centro de Atendimento ao Turista – CAT com Decoração Natalina

Presépio

Árvore de Natal

Soldadinhos de Chumbo

Papai e Mamãe Noel

Passeios Turísticos com Guias em Ônibus TCB

 Programas de Educação, Civismo e Cidadania com o Congresso Nacional

 

 

Outras atrações e serviços:

Oficinas de Robótica com o SESI

Exposição Lúdica dos 20 anos da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA

Distribuição de Camisetas de Algodão (ABRAPA)

 

Alimentação

Distribuição Gratuita de Algodão Doce (ABRAPA)

Distribuição G

ratuita de Água (CAESB)

Distribuição Gratuita de Pipoca (SESC)

Foodtrucks para Venda de Produtos

 

Estrutura:

Tendas para o Público

Banheiros Químicos