29/04/19 às 19h51 - Atualizado em 6/05/19 às 10h48

Turismo é alternativa para combater desemprego

Sessão Solene da Câmara Legislativa Federal homenageou trabalhadores

O Turismo pode ser a saída para combater o desemprego, que voltou a apresentar um saldo negativo de vagas de trabalho de acordo com o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) de março. Desde 2010, a indústria do Turismo tem crescido mais do que o PIB Global. É a segunda atividade que mais cresce no mundo, à frente de importantes segmentos como cuidados de saúde, tecnologias da informação e serviços financeiros.

A importância do Turismo na geração de emprego e renda foi o tema do discurso da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), segunda-feira (29), a pedido do deputado distrital José Gomes. “De acordo com estudo do World Travel & Tourism Council (WTTC), um em cada cinco empregos gerados no mundo foram pelo Turismo. No Brasil, essa indústria criou, em 2018, quase sete milhões de postos de traqbalho”, afirmou a secretária.

De acordo com Vanessa Mendonça, a atividade turística deve ser vista como um vetor econômico para Brasília pela vocação que tem para atrair investimentos e gerar emprego e renda. “São mais de 50 atividades que o segmento abarca. O Turismo tem o poder, como poucos segmentos da economia, de resolver o problema do desemprego na nossa cidade”, ressaltou a chefe da pasta.

“Brasília depende muito do setor privado. A máquina pública não tem mais como crescer”, pontuou o deputado distrital José Gomes, que é também é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Desemprego e de Incentivo ao Empreendedorismo. Segundo o parlamentar, há muito trabalho para ser feito em parceria com a CLDF e instituições públicas e privadas para Brasília conseguir sair da crise de desemprego.

Um bom exemplo dessa parceria é que, no início de abril, foi inaugurada uma Agência do Trabalhador na CLDF. O secretário de Trabalho do DF, João Pedro Ferraz Passos, destacou que a Câmara Legislativa está estendendo a mão e trazendo esperança a quem está em situação de desemprego. “O desemprego não é um privilégio de Brasília. O serviço público não pode ser a única alternativa”, destacou Ferraz.

Dia Internacional dos Trabalhadores – É comemorado todos os anos no dia 1º de maio em quase todos os países do mundo. A homenagem remonta ao dia 1º de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar condições melhores de trabalho. “O Dia do Trabalho uma data muito importante. São os trabalhadores que ajudam a fazer a grandeza da nossa cidade e do Brasil”, observou um dos diretores da Fecomércio- DF José Amaro Neto.